Central Sicoob Uni promove palestra sobre Janeiro Branco

Colaboradores de todas as cooperativas filiadas também puderam participar do encontro sobre cuidados com a saúde mental.

Cuidar da mente é imprescindível para o bem-estar. Pensando nisso, a Central Sicoob Uni promoveu uma palestra sobre o Janeiro Branco, uma campanha dedicada à construção de uma cultura da saúde mental na sociedade, que visa chamar a atenção das pessoas e das instituições para a importância de discutir o tema.

A palestra virtual ocorreu na última terça-feira (17) para colaboradores da Central Sicoob Uni e de todas as cooperativas filiadas, com a psicóloga, coach e consultora organizacional Néia Brosso. “Cuidar da cabeça é fundamental para comandar o resto do corpo”, destacou a palestrante.

A Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014, e naquela época o assunto já era preocupante. Segundo Néia Brosso, o mês de janeiro foi escolhido por ser o começo do ano. “É preciso quebrar o paradigma que existe e olhar para você e as pessoas que estão ao seu redor. Não é um problema gigantesco, mas é um problema muito sério e mundial”.

Néia Brosso explicou sobre saúde mental e a relação com a neurociência, e como vários fatores internos e externos interferem no comportamento diário das pessoas. “Existe uma felicidade que precisa e pode ser acionada por nós. O que temos na nossa cabeça são os sabotadores internos, no entanto, temos ainda um depositório de lembranças felizes e precisamos aprender é equilibrar isso, e criar novas memórias”, afirmou.

A palestrante ressaltou como a saúde mental influencia a parte física das pessoas e deu exemplos. “A mente é a parte abstrata que faz o cérebro funcionar e faz tomar as decisões. E o cérebro é racional. Para situações como a depressão, por vezes, existe um gatilho e o meu foi a exaustão. Eu não escutava o meu corpo. Então, é preciso estar atento, ativar emoções positivas, mesmo que simples, como a gratidão. E há situações que precisam de buscar um profissional, mas outras que é possível resolver só”, destacou Néia Brosso.

Cristina Estrela, diretora de Controle e Risco da Central Sicoob Uni, fez questão de ressaltar a importância de debater o assunto e a pertinência dele para um momento de reflexão nas pessoas. “Janeiro já é um mês que a gente define metas para o ano e faz sentido nesse período uma reflexão para sermos melhores. Importante também para quebrarmos preconceitos sobre a saúde mental”, frisou a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *