Sistema híbrido de assembleias eleva a participação de cooperados

O cooperativismo tem por objetivo levar o desenvolvimento econômico e social para um grupo de pessoas de forma justa e sustentável. Para garantir a transparência nos negócios, de janeiro a abril, cooperativas e organizações societárias cujo exercício social encerrou-se em 31 de dezembro de 2022 devem prestar contas aos seus associados por meio das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO).

Durante a pandemia da covid-19, as organizações tiveram que realizar de forma remota, mas mesmo com a retomada dos eventos presenciais, ficou assegurada a validade e o direito dos associados em continuarem a participar das assembleias de forma remota, conforme determinado pela Lei 5.764/1971, pela Resolução CVM 81/22 e pelo Manual de Registro de Cooperativa, instituído pela Instrução Normativa do DREI 81/2020. Ettore Botteselli, advogado e sócio do Martinelli Advogados, explica que, a princípio, a realização de assembleias de forma remota ou híbrida ainda não é uma obrigatoriedade, sendo uma decisão do corpo diretivo da cooperativa.

Botteselli observa que fazer um evento híbrido é uma forma de garantir uma participação plural de cooperados que não podem comparecer à assembleia por estarem em plena época de colheita ou que residem em local muito distante da sede da cooperativa, por exemplo. “As regras nasceram para regular essa iniciativa, mas elas precisam estar previstas no estatuto da cooperativa ou da organização associativista que adotar o sistema híbrido”, esclarece.

Lais Cortes, advogada da área societária do Martinelli, observa que caso a cooperativa ou organização opte pelo sistema remoto, ela precisa obrigatoriamente proporcionar uma votação remota que deverá ocorrer por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela sociedade ou por meio de boletim de voto à distância. “É importante ressaltar que as reuniões e assembleias semipresenciais ou virtuais deverão obedecer às normas do estatuto social da sociedade considerando as regras relacionadas à convocação, instalação e deliberação”. Tudo isso, completa, deve ser realizado de forma simples e de fácil entendimento, garantindo o acesso e a possibilidade de voto à distância a todos os associados que assim optarem.

Grandes benefícios às cooperativas e aos associados são gerados com a medida, segundo avalia Isadora Aguiar, também advogada do departamento societário do Martinelli. De acordo com ela, a participação de mais membros nas tomadas de decisões torna o sistema ainda mais democrático. “Além disso, conduz as cooperativas à adesão de novas tecnologias e ferramentas digitais, aproximando-as cada vez mais do mundo digital e das tendências tecnológicas”, observa.

Segundo os especialistas, eventos virtuais serão cada vez mais frequentes, ainda mais se levar em conta o número de cooperativas e cooperados. Somente no segmento agropecuário, de acordo com o último levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 1.170 cooperativas, com mais de 1 milhão de associados. Para democratizar o sistema, avaliam os advogados especializados em societário, é preciso investir em comunicação.

Novas modalidades ganham espaço

Mesmo com a retomada das atividades presenciais, a inclusão mencionada por Botteselli continua a ser uma das preocupações das cooperativas. Dentre as que utilizam o modelo híbrido, está o o Sicredi Altos da Serra RS/SC. Além da modalidade presencial, realiza em Campos Novos-SC, os cooperados puderam participar do encontro de forma virtual. O evento virtual foi realizado dia 15/03, e ficou disponível durante 24h, oportunizando o associado a ficar por dentro das ações da sua cooperativa e participar igualmente das votações. O mesmo, aconteceu no Sicredi Cerrado GO, onde os encontros presenciais ocorreram entre os dias 1° e 22 de março; e no dia 24 de março, em formato virtual, para os associados que não puderam participar dos encontros pelas comunidades; e na Cresol Integração, que além de realizar 18 assembleias gerais nos municípios onde está presente, também contou com uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) totalmente virtual.

Além disso, o uso de novas ferramentas tem ganhado espaço no setor. No dia 28 de fevereiro, o Sicoob Metropolitano se tornou a primeira cooperativa do país a realizar uma AGO diretamente do metaverso, marcando um passo significativo no uso da tecnologia de realidade virtual para aprimorar a comunicação em seus negócios.

Fonte: Página 1 Comunicação, com adaptação da MundoCoop e mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *