Sicredi potencializa projetos de impacto positivo entre membros dos Comitês Jovens

Demoday, evento realizado nesta semana, marcou o encerramento da 3ª edição do “Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias”

Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos jovens e potencializar projetos de impacto positivo, o Sicredi conta com o Comitê Jovem voltado a associados de diversas cooperativas. Nesta semana (24/10), membros dos Comitês tiveram a oportunidade de participar do Demoday, evento que marcou o encerramento da 3ª edição do “Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias”, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes ao longo da jornada. A atividade aconteceu no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, de forma híbrida.

Em 2023, o Módulo, promovido de forma sistêmica pela Fundação Sicredi, teve mais de 180 jovens inscritos – integrantes dos Comitês de 18 cooperativas do Sicredi. Ao longo do ano, os participantes passaram por uma trilha de ideação, exploração e gestão de projetos e captação de recursos. No Demoday, 42 jovens apresentaram seus projetos em formato de pitch para uma banca, a qual pode avaliar e contribuir com sugestões para a implementação das ideias.

Os participantes que tiveram a melhor avaliação da banca no dia destacaram o quanto a jornada de aprendizagem contribuiu para a evolução dos projetos. “Foi de extrema importância para meu crescimento pessoal e profissional, uma experiência nova e incrível. Ansiosa para colocar os conhecimentos em prática e fazer a diferença na vida dos jovens e da comunidade”, afirma Indyanara de Oliveira Carvalho, da Sicredi Valor Sustentável PR/SP. Para João Paulo Ventura, da Sicredi Força dos Ventos, “o programa foi fundamental para transformar o que antes era apenas uma simples ideia em um projeto bem estruturado, graças à estrutura, às metodologias e sobretudo às mentorias oferecidas”.

Adriana Souza, da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, também destaca: “Quando recebi o convite sabia que seria uma jornada transformadora, mas superou todas as minhas expectativas. Mesmo já realizando há três anos o projeto Campinho Feliz, que tem o propósito de valorizar a área rural e incentivar o amor pelo lugar onde se vive, tinha o desafio em enxergar como dar sustentabilidade financeira e expandir. Consegui com o Demoday ter insights preciosos que a partir de agora já começam a ser colocados em prática”.

O “Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias” é promovido pela Fundação Sicredi em parceria com o Impact Hub São Paulo. Realizada desde 2021, a jornada inclui oficinas de formação, mentorias coletivas e individuais, além de diversos encontros em que são debatidos temas como negócios de impacto positivo, desenvolvimento sustentável, inovação, cooperativismo, entre outros assuntos.

“Com a mentoria, queremos incentivar o desenvolvimento de projetos de impacto positivo, mas, mais do que isso, buscamos estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, público com grande potencial para transformar a nossa sociedade. O Demoday marcou o encerramento do Módulo, mas esse é só começo para todos os participantes, que têm muita iniciativa, boas ideias e vontade de fazer a diferença”, salienta Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

O Comitê Jovem foi criado no Sicredi com o objetivo de estimular o cooperativismo e a liderança desse público. Por meio do Comitê, são realizadas diversas atividades que buscam despertar o interesse dos jovens em participar de uma organização financeira cooperativa, tornando-o um promotor do cooperativismo e protagonista social da região onde mora. Atualmente, 27 cooperativas do Sicredi contam com Comitê Jovem, somando mais de 1,7 mil associados integrantes.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Projetos com melhor avaliação no Demoday

Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias

Projeto: BiOrendAg
Projeto visa o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em microrganismos para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura frente às mudanças climáticas.
Cooperativa: Sicredi Força dos Ventos
Associado: João Paulo Ventura

Projeto: Campinho Feliz
Projeto busca a valorização do local onde se vive, com informações da realidade local e regional através das edições impressas do Boletim AgroRegional.
Cooperativa: Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
Associada: Adriana Souza

Projeto: Empoderamento Jovem: promovendo mudanças, visando igualdade, crescimento, desenvolvimento jovem e saúde mental
Projeto tem como proposta de valor criar jovens empreendedores, inserindo-os no mercado de trabalho a partir de seus próprios negócios.
Cooperativa: Sicredi Valor Sustentável PR/SP
Associada: Indyanara de Oliveira Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *