Cenário Mundial » Cooperativismo de Crédito no Brasil

O cooperativismo de crédito no Brasil destaca-se entre os diversos ramos do cooperativismo, além de constar entre os 20 países com maior expressão no Cooperativismo de Crédito.

No Brasil o cooperativismo de crédito iniciou em Nova Petrópolis/RS, no ano de 1902 por iniciativa do Padre Suíço Theodor Amstad. Foi em conjunto com outras 19 pessoas que ele fundou a 1ª Cooperativa de Crédito da América Latina.

Logo nos primeiros anos as cooperativas de crédito espalharam-se pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Além das 25 cooperativas de crédito fundadas por Amstad outras foram fundadas e transformaram a realidade de muitos municípios.

Em 1964 por ocasião do Regime Militar e de uma legislação mais restritiva, as cooperativas de crédito do Brasil enfrentaram duras restrições. O crescimento sustentado só foi retomado apenas após importantes conquistas por ocasião da Constituição Federal de 1988, que reconheceu a importância das cooperativas de crédito.

Rede de Atendimento das Cooperativas de Crédito no Brasil

Atualmente a rede de atendimento das cooperativas de crédito no Brasil representa mais de 20% das agências bancárias do país. No volume de depósitos, as cooperativas de crédito ultrapassam 7% do total do sistema financeiro nacional.

Somadas, as cooperativas de crédito ocupam a 6ª posição no ranking do volume de ativos, depósitos e empréstimos, estando portanto entre as maiores instituições financeiras de varejo do país.

Tais números demonstram o grande desafio a ser superado pelas cooperativas de crédito brasileiras. Apesar de constar entre os 20 países com maior volume de ativos de instituições financeiras cooperativas no mundo, as cooperativas de crédito ainda possuem um mercado potencial muito grande para crescimento.

O Brasil possui pouco mais de de 700 Cooperativas de Crédito, alicerçado basicamente em 5 sistemas de crédito, sejam eles, SICOOB, SICREDI, UNICRED, e AILOS, CRESOL.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *