Seguradora criada por Mapfre e BB é avaliada em R$ 11 bilhões

A aliança estratégica entre o Banco do Brasil (BB) e a espanhola Mapfre deve sair do papel nos próximos dias e vai criar uma das maiores empresas de seguros da América Latina. A nova empresa foi avaliada em cerca de R$ 11 bilhões e o contrato está praticamente fechado. Falta acertar o valor que será pago à SulAmérica por sua fatia de 30% na Brasilveículos, que será comprada pelo BB e passará a integrar a seguradora resultante da associação.

O desenho da nova seguradora contempla duas holdings. Uma delas, cujo nome provisório seria Mapfre BB, terá 50,01% das ações ordinárias nas mãos da Mapfre e 49,99% em poder do BB. Apenas com capital ordinário, essa empresa vai abrigar as operações de vida, seguros imobiliários e rural. O presidente do conselho de administração será indicado pelo grupo espanhol e o presidente executivo, pelo BB.

Na outra holding (BB Mapfre), 25% de ações preferenciais serão d Mapfre e 75%, do BB, sendo a composição do capital ordinário semelhante à da primeira holding. Ou seja, nessa segunda empresa, o BB deterá a maior parte do capital total, embora não seja o controlador. Debaixo do guarda-chuva da BB Mapfre ficarão os chamados ramos elementares – seguros de carros, residências e empresas. A estrutura de comando funcionará de forma inversa à da primeira holding – o presidente do conselho de administração será indicado pelo BB e o presidente executivo, pela Mapfre. Os nomes dos executivos que comandarão o grupo ainda não foram definidos.

Pelo desenho societário, cada uma das holdings terá duas divisões de negócios, segundo a lógica comercial. Uma para atender o canal corretores, modelo hoje adotado pela Mapfre, e outra para distribuir apólices pelas agências, padrão atual do BB. A empresa resultante terá um total de 4 mil funcionários e avalia-se que a possibilidade de demissões é baixa, já que praticamente não existem sobreposições.

A parceria entre BB e Mapfre vem sendo costurada desde meados do ano passado e faz parte de uma grande reestruturação que o Banco do Brasil está promovendo em sua atividade de seguros.

Para a área de capitalização, a parceira escolhida foi a Icatu Hartford, que já era acionista da Brasilcap e passará a ser sua controladora. Na área de previdência, o sócio exclusivo será a americana Principal, com a qual o banco renovou recentemente a parceria por mais 20 anos na Brasilprev.

Fonte: Valor Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *