Sicoob Credicitrus reestrutura seu ambiente de TI

A cooperativa de crédito adquiriu dois Chassis IBM Blade H e dois Storages IBM Storwize

A SICOOB CREDICITRUS, maior cooperativa de crédito do Brasil, localizada em Bebedouro (SP), investiu em um projeto de expansão e atualização da sua arquitetura de TI com a C&C, parceira de negócio da IBM Brasil. Com a estrutura modernizada, alguns benefícios já podem ser percebidos pela cooperativa, como o ganho de tempo, centralização e gestão das informações por meio dos recursos de virtualização. A nova tecnologia instalada permite armazenar informações dentro de diversos equipamentos como se estes fossem um sistema único.

O objetivo da cooperativa de crédito era redesenhar seu parque tecnológico para apoiar o crescimento dos negócios por meio de uma plataforma robusta, que viabilizasse a implementação gradativa de melhorias no ambiente já utilizado e a expansão de funcionalidades. Para atender a essa necessidade, a SICOOB CREDICITRUS adquiriu dois Chassis IBM Blade H e dois Storages IBM Storwize V7000.

A solução é o que existe de mais avançado para o mercado de pequenas e médias empresas, pois combina a redução do custo total de propriedade em até 50% e o aumento da utilização de disco em até 30%. Além disso, reúne funções tais como virtualização da infraestrutura de storage e interface gráfica interativa.

As ferramentas estão divididas em duas localidades. Uma delas, a principal, abriga um blade com dez lâminas conectadas a um Storwize, que virtualiza um storage mais antigo. Já soluções backup, instaladas em outra localidade, hospedam o outro blade, este com nove lâminas ligadas ao segundo Storwize, que suporta mais um storage que já pertencia à cooperativa. “Essa estrutura mostra o avanço tecnológico das soluções para este nicho de mercado. O Storwize traz recursos antes encontrados apenas em sistemas de grande porte por um custo que é pago pela economia feita com os benefícios que ele oferece. Um exemplo disso é que ele permite a virtualização do armazenamento, que só era possível em grandes computadores”, diz a gerente de território da IBM Brasil, Denise Cremonini.

O projeto na SICOOB CREDICITRUS está alinhado à preocupação da IBM em desenvolver tecnologias inteligentes que contribuam para aumentar a eficiência das companhias e, ao mesmo tempo, reduzam custos e desperdícios. Com a iniciativa implementada na cooperativa de crédito é possível contribuir para o meio ambiente ao reduzir a produção de lixo eletrônico, já que a nova arquitetura promove atualizações diretas, além do aproveitamento total dos sistemas de armazenamento já utilizados.

Segundo o gerente de TI da SICOOB CREDICITRUS, Marcelo Martins, as características que impulsionaram a escolha das soluções IBM foram a confiabilidade, a segurança e o alto grau de processamento das ferramentas utilizadas. “Hoje temos na Sicoob Credicitrus um ambiente de TI completo e atualizado. Uma das vantagens da implantação destas novas tecnologias foi permitir a gestão de espaços ociosos, distribuídos em sistemas de armazenamento mais antigos, possibilitando o aproveitamento total de todos estes recursos,” ressalta.

Fonte: IBM e Credicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *