CNAC amplia serviços para o sistema cooperativista

A Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac) passou a oferecer ao sistema cooperativista orientações on-line para elaboração de demonstrações contábeis por meio do site www.cnac.coop.br. A página também tem as principais normas de interesse do setor e os relatórios de auditorias feitas em cooperativas. “Como as cooperativas de crédito são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BC) e têm de apresentar as informações periodicamente ao órgão regulatório, é necessário investir em auditoria interna e externa. Por isso, o trabalho desenvolvido pela Cnac é importante para o setor”, disse o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Para o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento das Cooperativas de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, o site dará mais visibilidade ao trabalho da Cnac. “A página é um investimento em transparência, valor fundamental para a governança. Também  permitirá que a confederação, hoje modelo para o cooperativismo latinoamericano, divulgue os resultados do trabalho que está sendo desenvolvido”, afirmou.

A ideia é ampliar os serviços oferecidos pela instituição.  “Temos agora um canal aberto a favor do cooperativismo transparente”, disse Juliana Athaide , gerente Administrativa da instituição. Para ela,o site vai atender melhor os objetivos da empresa e dos usuários, que poderão acompanhar as atualizações normativas e legais de interesse do segmento, além de artigos feitos por profissionais da Cnac.

As centrais filiadas terão login e senha exclusivos que permitem consultar o estatuto social, as demonstrações da Cnac e o acesso aos relatórios das auditorias. Já as singulares poderão fazer downloads de diversos arquivos, modelos de documentação, descritivos e orientações para a elaboração de demonstrações contábeis.  “Será um instrumento importante para as centrais, que vão otimizar o trabalho de monitoramento e auditorias de controles internos”, avaliou Juliana. Haverá ainda um espaço reservado para que os colaboradores e auditores encontrem orientações internas, metodologias, materiais de treinamento e vídeoaulas.

Atualmente, a Cnac responde pela auditoria externa em 65% das maiores cooperativas brasileiras, segundo dados divulgados pelo BC. E esse número deve crescer, acredita o diretor da confederação. “A Cnac tem um constante ingresso de cooperativas e a perspectiva é aumentar esse número para 100 % até o final do ano”, avalia Alexandre Euzébio Silva. Segundo ele, existe um trabalho permanente para potencializar a forma de atuação da Cnac e o ganho de escala de seus custos fixos. A instituição realiza auditoria externa em 412 cooperativas de crédito distribuídas em todo o território nacional.

Saiba mais – A Cnac foi criada em 2007, com a missão de qualificar e buscar a uniformidade na análise dos balanços das cooperativas de crédito, além de atender à Resolução nº 3.442 do BC, que exige a contratação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis. É fruto de um antigo desejo do segmento de elevar constantemente a transparência em seus processos de gestão. Para realizar o trabalho, a confederação o mesmo software de auditoria reconhecido por mais de 16 mil auditores no mundo e investe fortemente na capacitação do quadro de auditores. 

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *