Banco Central mantém cautela para novo corte de juro, diz ata do Copom

A ata da última reunião do Copom, divulgada nesta quinta-feira, sinaliza que a recuperação da atividade econômica vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava

BRASÍLIA – O Banco Central manteve a avaliação de que qualquer movimento adicional de corte de juro deverá ser feito com parcimônia. No trecho 35 do documento divulgado nesta quinta-feira sobre a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores afirmam que “qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia“. A avaliação é idêntica à feita em maio.

Diante do exposto, mesmo considerando que a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava, o Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia“, diz o documento que traz as explicações para o corte do juro básico, a taxa Selic, caiu 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano.

A decisão anunciada na noite de quarta-feira, 11 de julho, foi unânime. Na ocasião, o Copom afirmou que “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 8,00% a.a., sem viés”.

Todos os membros do grupo (o presidente do BC, Alexandre Tombini, e os diretores Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques) votaram por essa alternativa.

Fonte: Estadão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *