Superintendes do Sicredi MT/PA/RO conhecem sistema Desjardins no Canadá

Em busca de aprimorar os conhecimentos sobre o universo do cooperativismo, o diretor executivo do Sicredi dos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, João Moyses Abdalla Junior e uma comitiva formada por superintendes regionais das cooperativas Sicredi foram ao Canadá conhecer o Sistema Cooperativo Desjardins. A comitiva ficou no país de 11 e 23 de Junho realizando visitas, intercambio de informações e aprimorando os conhecimentos junto ao sistema que é referência internacional em Gestão de Cooperativas de Serviços Financeiros.

Na avaliação do diretor executivo, a experiência foi positiva e rica em informações. “Esse intercâmbio foi excelente. Avaliar o modelo de gestão do Desjardins, seus conceitos de governança, sua forma de rentabilizar os sócios, estrutura patrimonial, além, é claro, da troca de experiências com executivos de outros países e sistemas“, pondera.

Entre os diferenciais do Sistema Desjardins, Abdalla destaca a forma como o sistema trabalha a valorização da rentabilidade do capital dos sócios, valorização que também faz parte do Sistema Sicredi de trabalhar. “Eles dão muita visibilidade para esse diferencial competitivo. O Sicredi também trabalha nessa linha, de valorizar o seu associado. Temos programas de formação desenvolvidos especialmente para eles: o Crescer, que foca em informação, formação e educação cooperativa, e o Pertencer , que propicia a aplicação desses conceitos”, ressalta.

Uma das programações da comitiva no Canadá foi uma visita à escola de gestão de negócios HEC-Montreal, centro de estudo classificado entre os 100 melhores do mundo pelo Wal Street Journal em 2004.

Aprimorando conhecimentos

O presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof, e os presidentes das demais cooperativas destes estados, também embarcam para o Canadá no dia 07 de julho, onde permanecem até o dia 19 do mesmo mês. Também estão de viagem marcada ao Canadá o superintendente do Sicredi MT/PA/RO, Nauder Alves, e os gerentes regionais administrativos financeiros, que ficam no país entre os dias 21 de julho a 03 de agosto.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *