Cresol Central realiza seminário de avaliação

Encontro debate temas estratégicos para qualificação do Sistema

No período de 03 a 05 de dezembro, a Cresol Central realizou o tradicional Seminário de final de ano, que entre outros objetivos, visou debater temas estratégicos para qualificar as ações do Sistema. O evento, realizado no município de Treze Tílias – SC, reuniu, aproximadamente, 140 participantes, entre dirigentes e colaboradores da Cresol Central, das Bases Regionais de Serviços, das Cooperativas Singulares e dos Postos de Atendimento.

Neste ano, os principais temas dos debates foram governança e organização sistêmica para o Sistema Cresol Central, além da continuidade dos trabalhos sobre o projeto Cresol do Futuro, desenvolvido com o apoio da instituição canadense Développement Solidaire International (DSI). O painel inicial do seminário contemplou a apresentação da análise política e econômica da conjuntura atual e foi ministrado pelo Deputado Federal Pedro Uczai, que contextualizou os cenários de vários países, inclusive do Brasil.

O seminário contemplou, também, a apresentação dos indicadores do Sistema, das ações realizadas pela Cresol Central em 2012 e dos grandes projetos a serem desenvolvidos. Já as atividades do Projeto Cresol do Futuro abordaram trabalhos em grupos, que permitiram participação, troca de informações e exposições de opiniões que vão contribuir para a elaboração de um modelo de gestão próprio para o Sistema.

Segundo o Diretor Presidente da Cresol Central, Egon Gabriel Junior, os temas discutidos e as sugestões propostas irão se transformar em ações futuras. “Temos orgulho do nosso trabalho, de reunir as cooperativas, de tomarmos decisões em conjunto e, principalmente, de sermos associados deste Sistema. Afinal são os associados que conduzem a Cresol e este é um de nossos grandes diferenciais”, declara.

Conforme a participante Tânia Tirapele, da Cresol Getúlio Vargas, o seminário foi positivo pois permitiu a participação de dirigentes e atores que também contribuem no desenvolvimento das atividades nas cooperativas. “É fundamental que as cooperativas se reúnam para discutir, planejar e avaliar conjuntamente o futuro da Cresol. Assim nós temos menos possibilidades de erro e garantimos a construção de um Sistema ainda mais sólido”.

Para Ari Cerutti, da Cresol Xanxerê, esses seminários são necessários porque a gestão das cooperativas é feita pelos agricultores familiares. “Eu, como agricultor familiar, percebo a necessidade de receber novas informações e também a oportunidade de contribuir com os outros. Além disso, a construção coletiva é sempre mais valiosa do que a individual”, afirma.

Ao final do evento, foram reafirmados os compromissos da Cresol com os associados, com a agricultura familiar e com o cooperativismo solidário.

Fonte: Cresol Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *