Nesta 5ª feira, 17/10/2013, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, movimento mundial que reúne cerca de 600 milhões de associados, com uma participação de mercado de aproximadamente 10% dos ativos mundiais. Em alguns países como França, Holanda, Alemanha e Itália, o cooperativismo figura entre as 3 maiores instituições financeiras.
No Brasil, as cerca de 1.200 cooperativas de crédito, representadas principalmente pelo Sistemas Sicredi, Sicoob, Unicred, Cecred e Confesol, possuem 5.000 pontos de atendimento, o que representa a 2ª maior rede de atendimento do país. No volume de ativos, depósitos, operações de crédito e patrimônio líquido, as cooperativas de crédito brasileiras ocupam a 6ª posição no mercado financeiro, atrás apenas dos 5 maiores bancos.
Baseadas em princípios e valores próprios, as cooperativas buscam o equilíbrio entre a viabilidade financeira e o desenvolvimento dos associados e das localidades em que estão inseridas.
PARABÉNS A TODOS NÓS COOPERATIVISTAS EM UM DIA TÃO ESPECIAL.
Hoje é um dia para refletirmos sobre tudo que o cooperativismo representa para toda nossa nação, pois através dele é que podemos dar melhores condições as pessoas que participam NOSSOS QUERIDO COOPERADOS. Quando analiso o lucro dos Bancos e vejo o quanto eles ganham fico muito triste, porque tem muita gente que ainda não conhece a melhor maneira do mundo, de ter sua situação financeira resolvido por muito pouco. MAS HOJE EU SÓ QUERO DEMONSTRAR MINHA SATISFAÇÃO E A FELICIDADE QUE TENHO, EM SER COOPERATIVISTA, POIS AGREDITO NESTE SISTEMA A MAIS 30 ANOS E VOU ACREDITAR SEMPRE. PARABÉNS AO COOPERATIVISMO E QUE PERDURE PARA SEMPRE, AFINAL COISAS BOAS TEM QUE SER ETERNAS.
Parabéns, muito sucesso para todos nós!
Que nossas Instituições Financeiras Cooperativas cresçam e prosperem cada vez mais, com muita Cooperação, na promoção do Desenvolvimento Local, de forma Sustentável, com muito profissionalismo, boas práticas de Governança e preservação dos Princípios Cooperativistas, nossa essência e razão de existir.
Grande abraço!