ACI divulga tema do Dia Internacional do Cooperativismo: Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos


Foco da celebração deste ano será o desenvolvimento sustentável gerado pelas cooperativas

Brasília (21/03) – A Aliança Cooperativa Internacional divulgou o tema do 92º Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, a celebração ocorrerá no dia 5 de julho. A frase definida é: “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos“. De acordo com a ACI, o setor cooperativo tem de explicar e demonstrar ao mundo que a sustentabilidade é parte intrínseca de sua natureza, visto que ao se concentrarem nas necessidades humanas, elas respondem à crise de sustentabilidade atual.

A Mensagem da ACI também faz um apelo aos cooperativistas do mundo inteiro: aproveitar o dia 5 de julho para demonstrar como as cooperativas são o modelo mais adequado para desenvolver e construir sustentabilidade no século XXI.

Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional

92º Dia Internacional das Cooperativas da ACI

20º Dia Internacional das Cooperativas da ONU

5 de julho de 2014

“As cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”

O tema deste ano para o Dia Internacional das Cooperativas, a ser comemorado no dia 5 de julho, é “as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”. Interesse pela comunidade é um dos valores fundadores do movimento cooperativo e, como tal, a necessidade de salvaguardar, de forma sustentável, condições de vida favoráveis para as comunidades é a base das ações e da visão de todas as cooperativas.

Em termos gerais, a sustentabilidade é a capacidade de apoiar, manter ou resistir. Desde os anos oitenta, o conceito evoluiu para abranger a inclusão das dimensões ambiental, econômica e social. Mais uma vez, as cooperativas aparecem aqui como os precursores da sustentabilidade moderna. Ao se concentrarem nas necessidades humanas, elas respondem à crise de sustentabilidade atual e oferecem uma forma peculiar de “valor compartilhado”.

Um dos objetivos do Plano para a Década Cooperativa é “posicionar as cooperativas como construtoras de sustentabilidade” . O setor cooperativo tem de explicar e demonstrar ao mundo que a sustentabilidade é parte intrínseca de sua natureza e que as cooperativas contribuem positivamente para sustentabilidade.

Nesse sentido, a ACI encomendou um estudo sobre as cooperativas a partir do ponto de vista de diferentes setores e regiões do mundo para comprovar seus vínculos com a sustentabilidade. Apresentado na nossa conferência internacional na Cidade do Cabo, em novembro de 2013, o relatório conclui que as cooperativas consideram a sustentabilidade em seus valores e modelo de funcionamento e que a ONU apela aos governos a promover e facilitar “o estabelecimento e desenvolvimento de cooperativas adotando, inclusive, medidas para assegurar que as pessoas que vivem na pobreza ou pertencentes a grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, pessoas com deficiência, idosos, indígenas, possam participar plenamente e de forma voluntária nas cooperativas, satisfazendo as suas necessidades por serviços sociais” .

Atualmente, a ONU está definindo novas e ambiciosas metas para o período pós 2015, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O movimento cooperativo atinge um bilhão de pessoas em todo o mundo e, através da nossa visão de desenvolvimento sustentável para todos, podemos ser parceiros-chave nisto.

Gostaríamos fazer um apelo às cooperativas em todo o mundo para aproveitar o 5 de julho para demonstrar como as cooperativas são o modelo mais adequado para desenvolver e construir sustentabilidade no século XXI.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *