Central Cresol Baser conclui processo migratório do Software Colmeia

Neste mês de junho, o Sistema Cresol Baser concluiu o processo migratório do software de gestão de cooperativas denominado Colmeia. A partir desta data, as 81 Cooperativas Singulares e suas unidades de atendimento que integram a Central Cresol Baser nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia e São Paulo atuam com o software.

Com o intuito de permitir a obtenção de informações de maneira instantânea e abrir espaço para outros serviços que vão facilitar a vida do agricultor familiar cooperado, o projeto Colmeia vem sendo desenvolvido desde 2006 e a primeira migração no Sistema Cresol Baser aconteceu em janeiro de 2011 iniciada pela Cooperativa Cresol de Enéas Marques no sudoeste do Paraná. “Hoje o sistema está muito bom e sabemos que o Colmeia veio para contribuir. No entanto, como fomos a primeira cooperativa a migrar, passamos por dificuldades na implantação, afinal era algo novo e era preciso trabalhar com dois sistemas de forma paralela. Mas a união e esforço da equipe foram essenciais para superarmos estas dificuldades”, ressalta Ilário Kaupa presidente da Cresol Enéas Marques.

O software, que atende às exigências normativas e regulatórias do Banco Central e demais órgãos governamentais, ganhou o nome de “Colmeia” porque representa uma comunidade coesa, que trabalha por um objetivo comum. Possui tecnologia de ponta e trabalha online interligado com as cooperativas singulares. Os investimentos para esta ferramenta foram provenientes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e das Centrais Cooperativas filiadas à Confesol.

Conforme o Presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé, a conclusão deste projeto é uma grande conquista. “Para dar vida a este projeto enfrentamos inúmeras dificuldades e contamos com muito esforço e dedicação da equipe funcional, dos diretores e da própria Confesol que gerenciou a execução do projeto. Mas esta foi uma transição importante para melhorar o atendimento aos cooperados e proporcionar maior segurança operacional”, lembra Thomé.

Para o colaborador da Central Cresol Baser, Alcemar Candiotto, que é o responsável e acompanhou cada migração juntamente com a equipe da área de Tecnologia da Informação da Central Cresol Baser, um dos grandes desafios foi à consolidação do projeto. “Hoje, todos temos a convicção de que o Colmeia é uma ferramenta que permite qualificar a análise e a liberação do crédito e por isso torna-se essencial para todas as cooperativas. Foi um processo conjunto que está sendo melhorado, e por isso temos muito a comemorar”, destaca.

Fonte: Central Cresol Baser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *