Brasileiros participam da Conferência Mundial do Woccu 2016

WOCCU 2016Brasília (18/7/16) – Representantes do cooperativismo de crédito do Brasil encontram-se em Belfast, Irlanda do Norte, onde participam, até a próxima quarta-feira (20/7), da edição 2016 da Conferência Mundial do Woccu (World Council of Credit Unions, em português Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).

A delegação brasileira é formada por representantes do Sicoob, Unicred e Sicredi. A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, também acompanha o grupo. A missão técnica conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

De acordo com Tânia Zanella, a OCB tem percebido que, ao longo do tempo, sempre que as cooperativas participam de eventos como o da Wocco, melhoram seus processos e isso culmina no aumento dos resultados para seus cooperados. É fundamental, ainda, notar que na medida que o cooperativismo brasileiro percebe as boas práticas que ocorrem nos países mais desenvolvidos, sobretudo na área de formação de novas lideranças, esse processo aqui no Brasil, amplia seu alcance.

“Além disso, é importante destacar outro aspecto da participação em eventos internacionais: a promoção do cooperativismo brasileiro no cenário global. Isso é revertido em oportunidades de parcerias e acordos de cooperação”, argumenta a gerente geral.

O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance. O Conselho registrou, em 2014 (últimos dados consolidados), 57 mil cooperativas financeiras em 105 países, nos cinco continentes, totalizando 217 milhões de cooperados.

Fonte: brasilcooperativo.coop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *