Sicoob imerge em universo digital após adoção de soluções em código aberto

logo_Sicoob_patrocínioEm projeto com a SUSE, pioneira em software Linux, Sicoob potencializou sua estrutura tecnológica permitindo que as cooperativas triplicassem a rede de associados e passou a registrar 25% de crescimento ao ano.

Em busca de ampliar os negócios e oferecer um atendimento mais completo aos seus associados, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior sistema cooperativo financeiro do país, optou por sair das amarras de um software fechado e passou a utilizar também as soluções da SUSE, pioneira em software de código aberto. A adoção das soluções Suse trouxe mais flexibilidade à infraestrutura de TI, permitindo a liberação mais rápida de produtos e serviços que trouxessem mais comodidade, segurança e facilidades para os associados. Essa nova estratégia permitiu que o Sicoob crescesse de forma expressiva nos últimos anos, possibilitando que as cooperativas multiplicassem em três vezes o número de seus associados, que hoje somam 3,2 milhões de pessoas em todo o país.

Usávamos exclusivamente a plataforma Intel para operações nos terminais de caixa, e ainda estávamos dependentes do atendimento apenas nos pontos físicos. Com a cooperativa crescendo, era imprescindível expandir os canais de autoatendimento, o que possibilitaria um crescimento muito maior. Pensamos, então, em trabalhar com o Linux em mainframe, e logo conhecemos a SUSE , afirma Ricardo Antonio, diretor de Tecnologia do Sicoob.

A partir do projeto SUSE, a Sicoob pôde substituir mais de 500 servidores físicos de menor porte e consolidou todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel high-end, distribuídos nos 2 sítios de processamento do Sicoob localizados em Brasília. Essa consolidação trouxe para o sistema cooperativo uma economia de 3,2 milhões de reais em energia ao ano, além de reduzir a emissão de CO2. Pelos ganhos socioambientais obtidos, esse projeto de consolidação recebeu reconhecimento internacional e prêmios nacionais. Desde então, o Sicoob se tornou a segunda maior instalação de Linux em Enterprise Server para System z do mundo. Reduzimos custos, espaço físico, conseguimos obter independência de plataforma tecnológica e otimizar a gestão de nosso parque operacional usando menos máquinas , explica Ricardo Antonio.

Com o uso do mainframe, as transações bancárias foram facilitadas pela agilidade dos processos, e a opção pelo Linux também favoreceu o pontapé inicial na potencialização dos canais de autoatendimento aos associados, aliviando a demanda nos 2,4 mil pontos de presença física do Sicoob pelo país. Atualmente, o Sicoob possui operações 24h oferecendo atividades no universo virtual com internet banking e serviços mobile, sendo 27 % das suas transações de negócio realizados por meio do mobile.

Após o projeto com a SUSE, conquistamos mais agilidade no atendimento das demandas do dia a dia, além de conseguirmos absorver naturalmente toda a evolução tecnológica do mercado. A ideia era oferecermos todos os produtos e serviços bancários aos clientes. Geralmente quem chega ao Sicoob já mantém contas em bancos, mas entendendo que podemos suprir todas essas necessidades, muitos clientes acabaram se tornando correntistas exclusivos do Sicoob , completa.

Sobre o Sicoob

O Sicoob, maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, é a 7º instituição do Sistema Financeiro Nacional, somando R$ 14 bilhões em patrimônio líquido. Está presente em todos os estados brasileiros com mais de 2,4 mil pontos de atendimento, 903 correspondentes e 2,6 mil caixas eletrônicos, além do aplicativo Sicoob e internet banking. Oferece um portfólio de produtos e serviços completo para pessoa física e jurídica que inclui conta corrente, linhas de crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, financiamentos, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros, com todas as garantias e segurança, aliado a taxas de juros mais competitivas, participação nos resultados e nas decisões da instituição.

Mais informações, acesse: www.sicoob.com.br

Sobre a SUSE

Criada em 1992, a SUSE é pioneira em software de código aberto e oferece infraestrutura de cloud, armazenamento e software de código aberto Linux. Suas soluções ajudam mais de 13.000 empresas em todo o mundo a gerenciar a complexidade de sua TI, a reduzir custos e a entregar processos de missão crítica.

Com o compromisso contínuo de oferecer produtos inovadores e suporte Linux de qualidade, a empresa triplicou de tamanho nos últimos cinco anos, e mantém grande reconhecimento no mercado. Em 2016, faturou dois prêmios importantes na 10ª edição do Network Computing Awards: Product of the Year , pela segunda vez consecutiva, e o Data Center Product of the Year , com o OpenStack Cloud.

A SUSE é parte do Grupo Micro Focus, uma das 15 maiores empresas de software do mundo. Para mais informações acesse: www.suse.com/pt-br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *