Sistema CrediSIS – Baixo índice de reclamações mostra satisfação de cooperados

Credisis Gilberto BorgioA ouvidoria do Sistema de Crédito Cooperativo (CrediSIS) recebeu nos últimos anos, uma média de duas reclamações ao ano, o que, segundo os dirigentes do sistema, representa um percentual irrisório, especialmente quando levado em conta o número de cooperativas, pontos de atendimento e principalmente, quando considerado o expressivo número de cooperados que são atendidos diariamente em todo o Sistema, hoje atuando nos estados de Rondônia, Acre e Pará. “É importante destacar que o Sistema CrediSIS já presente nesses estados da região norte, depois de alcançar um crescimento nos últimos anos da ordem de 30% ao ano, quer continuar crescendo e para isso prepara-se para levar em breve esse modelo de negócio de sucesso também para os estados do Amazonas e Mato Grosso, este último na Região Centro Oeste”, disse o vice-presidente do Sistema, Vornei Bernardes.

Tidas como uma opção diferenciada, as cooperativas financeiras estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, mesmo diante do atual cenário de crise. Segundo o vice-presidente, ainda que movimente uma fatia pequena do Sistema Financeiro Nacional, as cooperativas de crédito, também chamadas de cooperativas financeiras (por ser uma denominação mais compatível com a gama de serviços oferecidos), vêm crescendo de maneira significativa nos últimos anos, no volume de ativos administrados, recursos emprestados, número de cooperados e pontos de atendimentos.

Com constante investimento de recursos financeiros em tecnologia e estabelecendo parcerias, as cooperativas financeiras hoje podem disponibilizar aos seus cooperados a mesma diversidade de produtos e serviços oferecidos pelos grandes bancos. É possível realizar consultas e transações financeiras pela internet, por dispositivos móveis e obter as mais variadas informações através de redes sociais, além de produtos como cartão de crédito, consórcios e seguros. Ao lado da ampliação da gama de produtos oferecidos, as cooperativas também investem na capacitação e profissionalização de dirigentes e trabalhadores, preparando-os para oferecer aos seus cooperados o melhor e mais eficiente serviço financeiro.

Receber um tratamento diferenciado, digno de quem é dono do negócio, é apenas uma das várias vantagens de ser sócio de uma cooperativa financeira. “Um dos pontos positivos que observo é que os recursos captados aqui são aplicados na nossa região. Há também o atendimento personalizado, a oferta de juros mais baixos, a participação nas sobras no final do ano e a agilidade nas decisões, já que tudo se decide aqui, na nossa cidade”, disse o empresário Divino Cardoso Campos, cooperado há 16 anos, da CrediSIS Leste, no município de Cacoal.

Surgimento do Sistema

O Sistema CrediSIS foi criado há aproximadamente 20 anos, por um grupo de 25 empresários do ramo da agricultura e pecuária do Estado de Rondônia. “Primeiro criamos uma cooperativa na cidade de Ji-Paraná, depois em Cacoal, Rolim de Moura e Urupá e três anos depois surgiu a central”, informou o presidente do sistema, Gilberto Borgio.

Nesses 20 anos, segundo o presidente, houve um avanço muito grande, tanto na quantidade de produtos e serviços oferecidos, quanto na aceitação por parte da população. “Quanto mais se fala em cooperativismo de crédito, mais as pessoas passam a entender do assunto e a conhecer suas vantagens”, disse. Ele observa que outra mudança positiva ocorrida nesse período diz respeito ao aumento da confiança na segurança do cooperativismo de crédito. “Há as auditorias do próprio sistema e as do Banco Central. Além disso, os recursos do cooperado estão garantidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o que mostra que temos todas as obrigações que as demais instituições financeiras têm em termos de segurança”, afirmou.

Quanto as perspectivas para os próximos anos, o presidente disse que é manter o crescimento de 30% ao ano. A ideia é ampliar a atuação nos estados onde o Sistema CrediSIS já está presente e chegar também ao Mato Grosso e ao Amazonas. Ele fez questão de destacar também, a importância do trabalho de cada um dentro do sistema e a união de todos. “Eu não teria conseguido o que consegui nesses 20 anos, se estivesse sozinho”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *