Financial cooperativism: virtues and opportunities. Essays on the endurance of cooperative entreprise, obra em inglês de Ênio Meinen

“O grande segredo da plenitude é muito simples: compartilhar”.
(Sócrates)

Tão logo concluí a execução do projeto que resultou no livro Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades – ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo, percebi que poderia verter o texto para o idioma universal.

Entre outras razões, encorajou-me, sobretudo, o fato de o livro-base ter conteúdo essencialmente estratégico e conceitual e abranger um conjunto extenso de temas comuns ao cooperativismo financeiro global, seja em termos de desafios, seja de oportunidades.

A essa motivação, soma-se o ineditismo. Até hoje, com efeito, os brasileiros não havíamos outorgado à comunidade cooperativa internacional uma contribuição doutrinária aprofundada e específica sobre o setor cooperativo financeiro.

Assim, retribuímos em alguma medida a oferta de autores estrangeiros, notadamente sobre o cooperativismo no velho mundo, e atendemos à sua demanda por estudos sistematizados acerca do movimento na América Latina e, particularmente, no Brasil.

Adicionalmente, penso que iniciativa, ainda que com repercussão modesta, poderá vir a ser útil para uma maior visibilidade do nosso país no âmbito do cooperativismo financeiro global. Digo isso porque, além da propagação pela só circunstância da produção literária – que logo mais terá também versionamento eletrônico -, as nossas boas práticas e também os fatores que por aqui nos inquietam e instigam estarão ao alcance facilitado dos atores cooperativistas ao redor do mundo.

Minha gratidão à MasterCard, à editora Confebras e aos muitos coautores – colegas de trabalho, em especial – cujos nomes permanecem no anonimato (embora ostensivos para mim) -, que entre si e comigo cooperaram para que esta obra, pioneira, se tornasse realidade.


Por Ênio Meinen

4 Comentários em Financial cooperativism: virtues and opportunities. Essays on the endurance of cooperative entreprise, obra em inglês de Ênio Meinen

  1. Parabéns ao amigo Enio Meinen pelo ineditismo, lançando em língua inglesa a primeira obra que aborda o cooperativismo financeiro brasileiro. A partir desta iniciativa cooperativistas de outros países poderão conhecer e estudar o que fazemos por aqui, servindo de inspiração para novas iniciativas e intercâmbios. Parabéns!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*