Cresol passa atuar como agri-agência de organização europeia

Durante este mês de novembro a Cresol foi confirmada como uma nova parceira da organização europeia AgriCord, rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação. O anúncio foi feito pelo presidente da AgriCord, Jean François Isambert, durante a assembleia realizada no dia 16 de novembro, em Bruxelas na Bélgica.

A Cresol atuará, por meio do 45 como uma das agri-agências contribuindo a partir do cooperativismo solidário. De acordo com o diretor do Infocos, José Vandresen, a rede de agri-agências é uma estratégia de articulação mundial que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de regiões de países que enfrentam dificuldades sociais e econômicos. “As agri-agências têm como orientação trabalhar com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável para o milênio que a ONU determinou. O Infocos se propôs a fazer o que é a sua expertise, que são os processos de formação, com foco na organização de cooperativas para regiões menos favorecidas superarem os desafios sociais e econômicos”, destaca Vandresen.

Para o Presidente da Cresol e do Instituto Infocos, Alzimiro Thomé, essa parceria é muito importante, pois a Cresol nasceu com o apoio de uma agri-agência. “O Trias, que também é uma agri-agência, teve uma contribuição muito grande para o nascimento do nosso sistema, e agora a Cresol conseguiu credenciar parte de sua organização como uma agri-agência mundial que inicia com uma contribuição para a superação das realidades destacadas pela ONU, através dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, pontua Thomé.

Sobre a AgriCord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e agora o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens agrários, cooperativas e empresas agrícolas. Atualmente existem 14 agri-agências participantes na AgriCord, sendo que o Instituto Infocos é a primeira na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *