Expresso Instituto Sicoob começa “tour” pelo Brasil

Plataforma de estrutura móvel de ensino visitará nove cidades em sete Estados; ônibus fará a maior viagem da história desde que o projeto começou e percorrerá aproximadamente 8 mil quilômetros.

O Expresso Instituto Sicoob começou, nesta segunda-feira (25/02), aquela que será, até o momento, a maior viagem da história do ônibus, desde que o projeto teve início, em 2014. Ao todo serão 7.907 quilômetros percorridos, nove cidades e sete Estados brasileiros visitados. A expectativa é que a plataforma móvel de ensino retorne a Maringá, o ponto de partida da viagem, somente no dia 19 de abril, após 54 dias de estrada.

O objetivo da realização do “Expresso tour” é dar a oportunidade de as pessoas de outras localidades do Brasil também conhecerem a plataforma e terem acesso ao conhecimento gratuito ofertado por meio dos cursos disponibilizados na modalidade de Educação à Distância (EAD).

Embora seja uma viagem longa, desgastante e repleta de desafios, que inclui uma travessia de balsa por aproximadamente 3227h, ainda assim todo esforço depositado vale a pena. É o que garante Jaime Ceoli, assistente técnico do Expresso Instituto Sicoob. “Encontraremos pessoas de diferentes regiões e costumes para levarmos um pouco mais de conhecimento por meio deste programa do Instituto. Tenho muita felicidade em fazer parte desta viagem e poder ver as pessoas com um enorme sorriso no rosto quando receberem o certificado do curso.”

De acordo com Ceoli, não existe recompensa maior que ver toda energia aplicada na viagem sendo transformada em algo a mais para alguém. “Sempre que fazemos algo em prol de outras pessoas é válido. Cada esforço, cada centavo, cada quilômetro rodado, cada dia a mais. A recompensa vem em forma de satisfação e felicidade que sinto por fazer parte de tudo isso e poder, de certa forma, proporcionar esse acesso à educação para as pessoas”, revela ele.

Primeiro “ponto de parada” do “Expresso tour”, a cidade de Leme (SP) aguarda ansiosamente a chegada do ônibus. É o que garante a diretora administrativa do Sicoob Crediacil, Érica Fabiana Machado. “Conhecemos o trabalho do Instituto há três anos e, desde então, aguardávamos a oportunidade de trazermos o Instituto para o Estado de São Paulo e para o município de Leme. Tenho certeza que a vinda do Expresso trará uma onda de ações positivas para a região que se espalhará fortemente e resultará em grandes transformações sociais.”

A diretora acredita que a histórica viagem vai além de oportunizar o conhecimento por meio dos cursos. “O Expresso representa muito bem o propósito de Natureza Cooperativa, pois agrega conhecimento, gera pertencimento e traz a vivência do conceito cooperativo na prática, beneficiando a comunidade como um todo”, destaca.

Na mesma linha de raciocínio de Érica, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde, Rafael de Giovani Neto, acredita que por meio do “tour” o Expresso apresentará o cooperativismo para muitas pessoas. “Nosso ônibus vai contribuir para que as comunidades conheçam mais o Sicoob e o trabalho social que desenvolvemos, além do fato de disseminar, ainda mais, os valores e princípios do cooperativismo para essas regiões.”

O superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, confia que a ida do Expresso “será uma grande oportunidade de as pessoas conhecerem, na prática, a metodologia que utilizamos no Instituto e que queremos implantar nos locais onde o Sicoob está inserido para buscar o desenvolvimento das comunidades ao redor de nossas cooperativas”.

Itinerário
O “Expresso Tour” teve como ponto de partida a cidade de Maringá (PR) e fará paradas nas cidades de Leme (SP), Belém (PA), Macapá (AP), Tucuruí (PA), Araguaína (TO), Brasília (DF), Goiânia (GO), Frutal (MG) e Ribeirão Preto (SP). A expectativa é que o ônibus retorne a Maringá no dia 19 de abril, finalizando a “odisseia”.

Expresso Instituto Sicoob
O Expresso Instituto Sicoob é um ônibus adaptado e equipado com mesas, assentos, notebooks, televisores, impressora e acesso à internet. A plataforma de estrutura móvel de ensino é um projeto de livre acesso e tem como objetivo promover a igualdade à educação técnica de qualidade, por meio de uma educação inovadora e democrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *