Associados do Sicredi participarão da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito nas Bahamas

Jovens selecionados desenvolveram projetos de relevância social e econômica que impactaram positivamente as comunidades.

Associados do Sicredi vão representar a instituição financeira cooperativa em um dos principais eventos do setor: o World Credit Union Conference (WCUC), que acontece entre os dias 28 e 31 de julho deste ano, nas Bahamas. Guilherme Fernandes de Melo, 23 anos, associado da Sicredi Paranapanema PR/SP; Tiago Franciscon Luiz, 31 anos, associado da Sicredi Norte Sul PR/SP; e Marcos Antonio Gea Paulino, 31 anos, associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP terão a oportunidade de apresentar os projetos que coordenaram nas suas regiões, durante o evento internacional, dentro do programa World Young Credit Union People (WYCUP).

O WYCUP é destinado a cooperativistas de até 35 anos, que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito. Este ano, o Sicredi participa do programa com 10 projetos inscritos, sendo três de associados e sete de colaboradores. Todos integrarão a comitiva brasileira, que contará com mais de 200 participantes.

Os cases inscritos no WYCUP concorrerão ao prêmio final, que dará ao vencedor o direito de participar da próxima edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, prevista para 2020, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. Além dos sete colaboradores e três associados responsáveis pelos cases que concorrem este ano, participarão os dois colaboradores do Sicredi premiados na edição de 2018: Carlos Antonio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, e Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Sicredi Alta Noroeste/SP.

Processo de escolha

Para definir o representante da cooperativa na WCUC foi realizada uma seleção a partir de projetos inscritos por participantes no Summit dos Comitês Jovens, realizado em Curitiba, em 2018. Com o tema Educação Financeira, o projeto vencedor desenvolvido por Guilherme Melo, que também é coordenador de núcleo e membro do Comitê Jovem da Sicredi Paranapanema PR/SP, em Cândido Mota (SP), levou informações sobre orçamento doméstico e planejamento financeiro para um grupo de mulheres que se reúne para a confecção de tapetes e artesanato no salão comunitário da cidade.

Outro selecionado, o projeto “Jovens Inspiradores”, idealizado e organizado pelo associado Tiago Franciscon Luiz, que também é integrante do Comitê Jovem Sicredi Norte Sul PR/SP, começou em Ribeirão Claro (PR), e consiste em reunir pessoas de Ribeirão Claro (PR) para conversar com alunos do Ensino Médio que estão passando por fases de escolha, como o vestibular. Os convidados são estimulados a contar sua trajetória de vida destacando desafios e realizações e servindo de inspiração para os jovens. Atualmente o projeto está em fase de expansão para outras cidades da área de atuação da cooperativa.

Já o produtor de leite de Iporã (PR) e associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Marcos Antonio Gea Paulino, desenvolveu um sistema que facilita o tratamento e alimentação de bezerras. Além disso, ele realizou palestras com produtores rurais do município explicando técnicas de manejo e nutrição animal para obtenção de melhores resultados nas propriedades rurais.

“Queremos os jovens ainda mais atuantes em nossas cooperativas e na sociedade e esses projetos demonstram essa busca pela melhoria nas comunidades. É uma grande satisfação termos projetos de jovens associados representantando a Central Sicredi PR/SP/RJ no programa WYCUP. Isso somente um ano após o Summit, realizado para para engajar jovens na causa cooperativista e incentivar lideranças”, afirma o presidente Nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

World Credit Union Conference (WCUC)

A Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é um evento promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU – World Council of Credit Unions) e acontece uma vez por ano, normalmente em julho, desde 1995. A Conferência recebe participantes do mundo todo para networking e troca de conhecimento sobre as melhores práticas para cooperativas de crédito.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *