Educação financeira gratuita em casa: a novidade para crianças e jovens

Cooperar e poupar se aprende desde muito cedo. Por acreditar no poder transformador e na importância da educação financeira desde a mais tenra idade, a Confebras passou a disponibilizar gratuitamente, a partir desta semana, os materiais que compõem o Projeto CooperaEduca. Pioneira e inovadora, a iniciativa busca disseminar e fomentar a cultura financeira e cooperativista para crianças de 06 a 12 anos. Mesmo com uma linguagem infanto-juvenil, as lições ensinadas valem para todas as idades.

O Projeto foi desenvolvido em 2012, a partir de uma metodologia de fácil absorção da mensagem, para atender escolas, cooperativas e toda a comunidade. São filmes, material de apoio e conteúdo didático, como livretos elaborados a partir de uma linguagem lúdica, além de filmes em “3D”, que contam a atuação dos personagens do Clubinho do Coopera: Zequinha, Aninha, Kim, Ritinha, Lorena, Leozinho e a Fortumiga, mascote que simboliza a cooperação e ajuda mútua. Desenvolvido junto às comunidades pelas cooperativas, em parceria com a Confebras, o Projeto ganhou novo impulso diante deste momento de isolamento social e seus conteúdos foram abertos para todo o público.

Dividido em duas fases – a primeira para crianças de 06 a 08 anos, e a segunda para o público de 09 a 12 anos, o material é composto ainda de relatórios de observação/avaliação para auxiliar no processo avaliativo da criança e pode ser consultado por meio do link do CooperaEduca em Casa.

Para o presidente da Confebras, Kedson Macedo, o CooperaEduca em Casa é uma oportunidade de aprendizado que perdura por toda a vida. “Fazer a criança e o pré-adolescente se interessarem de maneira consciente pelas finanças, e fazer com que eles saibam cuidar dos seus valores monetários, da sua poupança, é uma instrução de grande valia e que refletirá nas decisões financeiras que eles venham a tomar ao longo de sua vida”, destaca.

O Projeto Cooperaeduca já atingiu mais de 80 mil estudantes em todo o País e recentemente foi destaque no Programa Tribuna Rural, exibido aos domingos pela Band Brasília e pela TV Climatempo Bio. Confira a reportagem aqui.

Clique aqui para Acessar Material 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *