Sicoob promove ações de educação financeira em todo o ES

O novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de muitos brasileiros, que estão tendo que apertar os cintos para atravessar este momento de incertezas. E é para ajudar aqueles que necessitam aprender como fazer uso consciente do dinheiro que o Sicoob ES promove 460 ações durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 23 a 29 de novembro, em todo o Espírito Santo.

Palestras on-line, contação de histórias para crianças com foco em finanças e clínicas financeiras fazem parte da programação em todo o Estado.

O objetivo é contribuir para que cada cidadão encontre os seus caminhos para superar momentos de crise como este por meio de práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas.

Crislayne Zeferina, do projeto Conexão Perifa, do bairro São Benedito, em Vitória, participou no ano passado de uma palestra no Lounge Findes Sicoob voltada para educação financeira e saiu satisfeita com o que aprendeu. “Aprendemos muito, foi muito gratificante. Agora só temos a multiplicar para outras mulheres”, disse.

Já no Sicoob Leste-Capixaba, em Linhares, serão realizadas palestras com foco nos jovens aprendizes, atendendo a quatro instituições (CIEE, Coep, Instituto Formar e Cesam), com expectativa de orientar mais de 1.500 jovens.

No Sicoob Centro-Serrano, em Santa Maria de Jetibá, será feito o lançamento dos livros da Coleção Financinhas, em pomerano, nesta quarta-feira (25). “Essa coleção possibilitará que seja desenvolvido com as crianças uma educação financeira voltada para realidade dos nossos alunos e ainda na Língua Pomerana”, afirmou Sintia Bausen, coordenadora do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo).

Palestra com catadores

No Sicoob Sul-Serrano, o destaque fica por conta da realização de três palestras de educação financeira com grupo de catadores de material reciclável em Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio e Brejetuba.

E no Sicoob Norte, em São Mateus, alunos da Cooperativa Mirim vão participar no dia 27 de uma palestra de educação financeira especialmente preparada para eles.

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). O tema deste ano é “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” e vai concentrar atividades gratuitas voltadas para a educação financeira e planejamento das finanças familiares.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 380 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,4 mil unidades, e atende 5 milhões de associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *