Foram arrecadados R$ 288 mil, revertidos na compra de 50 toneladas de alimentos que foram somadas a outras 693 toneladas doadas nos pontos de coleta.
Para celebrar o Dia C (Dia de Cooperar), movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de executar ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo, a Fundação Sicredi realizou uma campanha nacional de arrecadação de recursos para a compra de alimentos, assim como foram coletadas doações de alimentos não perecíveis nas agências da instituição.
Como resultado da iniciativa, alinhada à Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), foram arrecadadas quase 750 toneladas de alimentos – quantidade que beneficiou diretamente mais de 106 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. Desse volume, 693 toneladas foram recebidas diretamente em pontos de coleta das agências do Sicredi em todo o país, além de R$ 288 mil que foram arrecadados por meio de doação de valores – montante revertido na compra das outras 50 toneladas. Neste ano, o Dia C foi celebrado em 3 de julho, no Dia Internacional do Cooperativismo, com o mote “Vem Transformar”.
A campanha mobilizou mais de 2 mil doadores em 227 municípios e os valores arrecadados em cada região estão sendo destinados à doação de alimentos naquela mesma localidade, seguindo a dinâmica de atuação local que permeia o cooperativismo. Com o fim da campanha, que ocorreu entre 18 de junho e 18 de julho, o Sicredi disponibilizou na página da iniciativa (www.sicredi.com.br/site/diac/) a prestação de contas, com informações sobre valores, quantidade e beneficiados. Como as ações do Dia C atualmente acontecem o ano todo, algumas cooperativas do Sicredi darão continuidade ao movimento de arrecadação e esses resultados serão atualizados na página da iniciativa.
“O engajamento em ações de responsabilidade social é algo que acontece permanentemente em nossas cooperativas e que fica muito evidente durante o Dia C. Este ano, em função de todas as dificuldades geradas pela pandemia, voltamos nossos esforços para a arrecadação de alimentos, que é fundamental para dar apoio às famílias que estão passando por dificuldades. O resultado é mais uma amostra da força transformadora do cooperativismo, representada pela união das cooperativas e de seus associados em prol das comunidades”, afirma Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.
Origem do Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas dessa data tão importante à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.