Presidente do Sistema OCB é eleito para o Conselho da ACI

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi eleito nesta segunda-feira (20) a uma cadeira no Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o maior número de votos. As eleições ocorreram durante a Assembleia Geral da entidade, em Sevilha, na Espanha. “Essa é uma conquista muito importante para nós. Quero agradecer a confiança do movimento cooperativista internacional e afirmar e que vamos trabalhar para fortalecer a cultura da cooperação e garantir mais legitimidade, maior representatividade e interlocução mais direta entre os países membros da ACI”, afirmou o novo conselheiro.

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é uma organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. Ela é a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. Para os meios de comunicação e o público, a ACI promove a importância do modelo de negócios das cooperativas, centrado nas pessoas.

Com 126 anos de existência, é um dos organismos internacionais mais antigos em atividade contínua. A organização privada internacional se manteve resiliente e atuante nos períodos de conflitos e crises internacionais e ao longo da história tem se posicionado como defensora e guardiã dos valores e princípios cooperativos, que diferencia o modelo dos demais modelos de negócios.

Segundo a ACI, uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Por meio de seus 312 membros, espalhados por 112 países, a ACI representa mais de 1 bilhão de cooperados, congregados em 3 milhões de cooperativas, que geram 250 milhões de empregos diretos em todo o mundo.

Atuando a partir de seu do escritório global em Bruxelas (Bélgica), a Aliança está organizada em quatro Escritórios Regionais (Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico) e oito Organizações Setoriais (Bancos, Agricultura, Pesca, Seguros, Saúde, Habitação, Consumo e cooperativas na indústria e serviços). Além deles, existem ainda duas redes organizadas: de Gênero e de Jovens.

Desde que se filiou à entidade, em 1989, o Sistema OCB sempre participou efetivamente de sua administração, contribuindo para uma governança produtiva. Roberto Rodrigues, ex-presidente do Sistema OCB, foi, inclusive, eleito o primeiro presidente não europeu da Aliança. Essa é a primeira vez, no entanto, que o presidente do Sistema OCB é eleito para o Conselho.

Arial Guarco é reeleito

Além da escolha de novos membros para o Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), os membros da organização ainda votaram pela reeleição de Arial Guarco para o cargo de Presidente da ACI. De um total de 769 votos totais, foi reeleito com 445 dos votos.

No mesmo evento, os membros da ACI votaram pela reeleição de Arial Guarco para o cargo de Presidente da organização

Ariel Guarco é cooperado desde a juventude, por meio de sua atuação na Cooperativa Elétrica de Coronel Pringles, no sul da Argentina. Ele é o Presidente da Confederação Cooperativa da República Argentina (COOPERAR), membro da ACI, desde 2011, e foi membro do Conselho de Cooperativas das Américas de 2014 a 2018. Guarco também é membro do Conselho da ACI desde 2013 e foi eleito Presidente da ACI em novembro de 2017.

Após o resultado, o presidente reeleito agradeceu aos membros. “Sinto-me honrado por ser reeleito presidente da ACI. Nestes quatro anos dei o meu melhor para cumprir os compromissos do meu mandato e vou oferecer mais uma vez o meu empenho, a minha dedicação e o meu entusiasmo para avançar num novo capítulo onde podemos cristalizar novas conquistas”, destacou.

Diretoria Geral da ACI

Uma nova Diretoria também foi eleita. Ao lado de Márcio Lopes de Freitas, outros 14 escolhidos irão ocupar as cadeiras do Conselho. Confira a relação completa:

Márcio Lopes de Freitas , Cooperativas Brasileiras (OCB), Brasil
Aditya Yadav , Indian Farm Forestry Development Cooperative Limited (IFFDC), Índia
Giuseppe Attilio Dadda , Alleanza Cooperative Italiane, Itália
George Magutu Mwangi , Kenya Union of Savings & Credit Cooperatives (KUSCCO), Quênia
Iñigo Albizuri Landazabal , Confederación Española de Cooperativas de Trabajo Asociado (COCETA), Espanha
Zhenhong Cai , Federação Chinesa de Cooperativas de Abastecimento e Marketing (ACFSMC), China
Martin Lowery , National Cooperative Business Association (NCBA CLUSA), EUA
Toru Nakaya , JA Zenchu ​​(União Central de Cooperativas Agrícolas), Japão
Bahman Abdollahi , Câmara de Cooperativas do Irã (ICC), Irã
María Eugenia Pérez Zea , Asociación Colombiana de Cooperativa (Ascoop), Colômbia
Krasimir Ignatov , Central Cooperativa Union Bulgária, Bulgária
Dato’ Kamarudin Ismail , Movimento Cooperativo Nacional da Malásia, Malásia
Simona Cavazzutti , Confederación de Cooperativas Rurales del Paraguay (CONCOPAR), Paraguai
Marjaana Saarikoski , SOK Corporation, Finlândia
Alexandra Wilson , Co-operatives and Mutuals Canada, Canadá

Os resultados completos dos Membros em Geral da ACI podem ser encontrados aqui

Fonte: Sistema OCB/ICA, com adaptação de MundoCoop (mundocoop.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *