Copom mantém Selic em 13,75% e avalia que momento requer ‘paciência’ com a política monetária

Taxa básica de juros está no mesmo patamar desde agosto de 2022. A avaliação do presidente Lula e de ministros é que a Selic em 13,75% inibe o crescimento da economia.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (03), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto de 2022.

A decisão se deu em meio às persistentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros (veja mais abaixo).

Paciência e serenidade

No comunicado divulgado após o encontro, o comitê avalia que o momento requer “paciência e serenidade na condução da política monetária”.

O comitê ressalta ainda que poderá “retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”. Ou seja, poderá voltar a aumentar a Selic em outro momento, se necessário. Porém, desta vez, o próprio Copom reconhece, diferentemente do comunicado anterior, que este é um “cenário menos provável”.

“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária. O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, diz o comunicado.
O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia. Esta é a terceira reunião do grupo durante o governo Lula.

É também a sexta vez seguida em que o comitê se reúne e decide pela manutenção da taxa – o resultado já era esperado pelo mercado.

Fonte: G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *