A assinatura do contrato aconteceu no VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024)
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da produção de peixes, a Cresol assinou o contrato para dar início ao projeto “Empreendedorismo Rural” voltado para os produtores da atividade. O ato oficial aconteceu na quinta-feira, 26, durante o VI International Fish & Fish Expo Brasil, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O IFC reuniu delegações de 22 estados brasileiros e países da América do Sul, bem como o que há de mais atualizado em conhecimento no setor, com 175 trabalhos científicos e mais de 15 conferencistas internacionais.
O Empreendedorismo Rural, com foco na produção de pescados, beneficiará inicialmente 25 piscicultores. Durante dois anos, o grupo recebeu assistência técnica para melhor rentabilidade da produção e também consultoria financeira da Cresol. As propriedades integrantes do projeto estão localizadas em Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, na região Oeste do Paraná.
“A Cresol já apoia os cooperados com Empreendedorismo Rural para a atividade leiteira, e agora está nascendo um projeto-piloto em piscicultura na região Oeste do Paraná, com potencial para ser expandido em outras regiões do país”, afirmou o presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto. O dirigente informou que a Cresol dará esse auxílio para que as melhores propriedades integrantes do projeto possam ser os casos de rentabilidade e produtividade em nível nacional, liderando um conceito de produção que servirá de exemplo para muitos produtores que estão entrando na atividade.
O presidente do IFC, Altemir Gregolin, falou sobre a importância do Empreendedorismo Rural em piscicultura, considerando-o como estratégico e fundamental. “São mais de 230 mil piscicultores no Brasil e a grande preocupação é com o aumento da competitividade. Essa iniciativa da Cresol de não apenas conceder o crédito, mas, ao mesmo tempo, assistência técnica e apoio à gestão do negócio é realmente algo revolucionário, irá garantir a inclusão do pequeno produtor”, concluiu Gregolin.
O lançamento do projeto contorno com a presença do presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto; diretora de Negócios da Cresol Conexão, Joyce Wagner; o presidente do IFC, Altemir Gregolin; diretora-executiva do IFC, Eliana Panty; o representante da Cresol Central Baser, Gerson Preilliper; o assessor técnico do Ministério da Pesca, Rui Teixeira; o consultor em produção de pescados Maikon Hilgert e produtores que participam do Empreendedorismo Rural com foco em piscicultura.
Um Cresol
Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 913 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.