Sicoob Credip adota o novo modelo de governança solicitado pelo BACEN

No dia 6 de novembro de 2010, às 08h00min, no auditório da sede da Cooperativa, realizou-se, após uma rodada de pré-assembleias que contou com a presença de 1.179 cooperados, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa de Crédito do Centro Sul Rondoniense – Sicoob Credip.

O Objetivo da Assembleia Geral foi de adequar o Estatuto Social a modificações da legislação e atender recomendações do Sicoob Brasil e do Banco Central do Brasil. Além disso, na oportunidade, foram referendadas as comissões eleitorais, originária e recursal, que analisarão os processos eleitorais para cargos sociais na cooperativa pelos próximos 4 anos.

Dentre as mudanças que foram aprovadas no Estatuto Social destacam-se:

  1. Alteração no nome da Cooperativa que passou a ser: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Sul Rondoniense – Sicoob Credip;
  2. Separação entre os papéis desempenhados pelos administradores com funções estratégicas (Conselho de Administração) e por aqueles com funções executivas (Diretoria Executiva);

Essa última alteração seguindo a cartilha de boas práticas de governança cooperativa editada pelo Banco Central do Brasil e conforme decisão já tomada na cooperativa desde 2008 para ser implementada a partir de 2011.

Assim a assembleia geral elegerá para a gestão estratégica um Conselho de Administração composto por sete membros, que escolherão entre eles um presidente que coordenará os trabalhos do Conselho, convocará e presidirá as assembleias gerais, representará a cooperativa com direito a voto nas assembleias gerais do Sistema Sicoob e da OCB e conduzirá o processo de escolha dos membros da Diretoria Executiva.

O Conselho de Administração, por sua vez, escolherá a Diretoria Executiva com três membros (Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Operacional), em reunião específica e por maioria absoluta de votos, entre pessoas, associadas ou não, que detenham capacitação técnica comprovada para o exercício do cargo.

Fonte: Sicoob Credip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *