Sicoob Central DF aprimora supervisão das cooperativas filiadas

O Sicoob Central DF, que congrega as 19 cooperativas de crédito em operação no Distrito Federal, aprimorou e fortaleceu as funções de acompanhamento e supervisão das instituições filiadas, com o apoio da ferramenta GRC CoopC® – Gerenciamento de Resultados, Riscos e Conformidade para Cooperativas de Crédito.

O modelo de acompanhamento e supervisão da Central DF tem como base 25 indicadores de resultados e de conformidade que são apurados mensalmente, de forma automatizada, oferecendo aos dirigentes, conselheiros, auditores e executivos uma visão abrangente e atualizada da situação de cada cooperativa filiada quanto a liquidez, inadimplência, volume e concentração da carteira de crédito, crescimento da base de associados, evolução patrimonial e resultados, entre outros aspectos relevantes da gestão do crédito cooperativo.

Os 25 indicadores são apresentados em um Painel IG Web® – tecnologia PSN/Coopera, com acesso seguro e restrito à Central e às cooperativas filiadas, 24 horas por dia, sete dias por semana. As informações são dispostas em gráficos dinâmicos, real time, de fácil entendimento, que auxiliam a interpretação e análise dos resultados. O painel apresenta, além dos resultados dos indicadores, projeções e rankings, elaborados a partir de séries históricas, que apontam tendências e comportamento globais.

O GRC CoopC® faz a análise de correlação entre indicadores, demonstrando, por exemplo, a relação entre sobras ou perdas e provisão para créditos de liquidação duvidosa. Há ainda a funcionalidade de alertas, que são mensagens registradas e emitidas automaticamente às cooperativas filiadas para que adotem providências, tais como apresentação de justificativas para situações de alerta ou formulação de planos de ação para situações econômico-financeiras abaixo de limites aceitáveis, conforme a necessidade.

Para o superintendente do Sicoob Central DF, Edivaldo Alves de Oliveira, “precisávamos evoluir para um processo de acompanhamento e supervisão que possibilitasse análises cada vez mais consistentes, com agilidade, para que nossos conselheiros, dirigentes e executivos pudessem avaliar em tempo hábil, com apoio de moderna tecnologia, os resultados das suas cooperativas. Além disso, precisávamos fortalecer a nossa Gerência de Auditoria e Riscos que, agora, adquire melhores condições para tomar decisões baseadas em fatos, adotando em tempo hábil, quando cabível, ações preventivas e corretivas.”

Fonte: PSN – Provedora de Soluções de Negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *