Sistema CECRED atinge mais de 200 mil cooperados

O Sistema CECRED atingiu no mês de abril mais de 200 mil cooperados em suas 13 cooperativas singulares e uma Central, pertencentes aos estados de Santa Catarina e Paraná.

Para Moacir Krambeck, Presidente do Sistema, este número vem de encontro com a missão do cooperativismo de crédito, que é incentivar e oportunizar o desenvolvimento das regiões onde atua.

“O Sistema CECRED facilita o acesso das comunidades aos serviços financeiros, tais como: crédito, poupança e demais produtos, com atuação em locais que, muitas vezes, nenhuma outra instituição financeira está presente. Isso implica diretamente no atendimento aos cooperados, permitindo rendimentos atrativos aos investidores e inclusão financeira aos que necessitam de crédito”, comenta.

Para Ivo José Bracht, Diretor Executivo da CECRED, este resultado vai muito além dos 200 mil cooperados, tendo em vista que os benefícios e vantagens oferecidos aos sócios também envolvem suas famílias e pessoas próximas. “Estimamos que o total de pessoas atendidas pelo Sistema Cecred ultrapasse a quantidade de 600 mil”, afirma.

Com o objetivo integrar e capacitar esse quadro social, o Sistema CECRED realiza eventos através do Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados (PROGRID) que, somente em 2010 contou com mais de 72 mil participações em eventos realizados gratuitamente em diversas cidades de SC e PR. De acordo com Elaine Rodrigues, Gerente de RH e Desenvolvimento Social da CECRED, “estes eventos são norteados por eixos nas áreas de educação cooperativista, educação financeira, desenvolvimento de competências profissionais, formação técnico ocupacional, inserção no mercado de trabalho, formação de empreendedores, qualidade de vida e responsabilidade social e ambiental”.

Mais resultados de crescimento também podem ser conferidos abaixo, de acordo com Relatório Anual do Sistema CECRED, disponível no site www.cecred.coop.br:

  • 20% em sobras à disposição dos cooperados;
  • 41% em ativos totais (em 2010 foram atingidos mais de R$ 1 bilhão de ativos totais);
  • 39% em operações de crédito;
  • 41% em depósitos totais;
  • 24% em patrimônio líquido;

O Sistema Cecred foi formado em 2002 a partir da constituição da Central CECRED que na época filiava 3 cooperativas singulares. De lá pra cá, registrou importantes conquistas como a filiação de mais 10 cooperativas, ampliação da área de ação para os três estados do Sul e acesso direto ao Sistema Financeiro Nacional, com o código de compensação próprio 085.

Fonte: Cecred

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *