Notícias do Congresso do Woccu em Glasgow, na Escócia, 3º dia

Manfred Dasenbrock e Manuel Rabines Ripalda

Depois de apresentado o novo Presidente executivo ontem da sessão anual, o grande momento desta terça-feira foi a apresentação do novo Chair (Presidente do Conselho), Manuel Rabines Ripalda, da Federación Nacional de Cooperativas de Ahorro y Crédito del Perú (FENACREP), que assumiu o posto no lugar de Barry Jolette, Credit Union National Association (CUNA).

O conselho de administração composto por nove a quinze membros votantes que são eleitos para governar a organização, e dos delegados representando os países. O presidente da Central Sicredi PR/SP e Sicredi Participações, Manfred Alfonso Dasenbrock é um dos diretores do Woccu, representando a América Latina.

No discurso de abertura o novo chair destacou a conquista de 2012 como Ano Internacional do Cooperativismo junto a ONU, os avanços regulatórios do acordo de Basiléia e fez o compromisso de continuar a cumprir a visão da Woccu “desenvolver pessoas pelas cooperativas de crédito.” finalizou o presidente.

Após a cerimônia foi realizado um painel executivo com Daniel Burns (Woccu Canadá); Dame Pauline Green, (President International Co-operative Alliance); Pete Marks (chief executive, The Co-operative Group); Jeff Post (president and CEO, Cuna Mutual Group) e a moderadora Loiuse Petschler (Woccu Director Australia).

O tema principal debatido entre os participantes foi como fazer as cooperativas de crédito obterem o retorno dos seus investimentos e com isso permitir a realização de novas ações, “as cooperativas devem buscar estratégias para continuar a cumprir a sua missão, viabilizando cada vez mais o crescimento do cooperativismo de crédito“, destacou Dame Green.

Dame Pauline Green, Presidente da ACI

De Glasgow – Escócia, Andre Assis e Eduardo Goni

1 comentário

  1. Estou concluindo meu Trabalho de Conclusão de Curso junto às Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. No trabalho discorro sobre o retorno de seus investimentos de capital (quotas) nas cooperativas de crédito. Tomei como base a remuneração pela Selic anual. Porém o caso Brasileiro, assim como em cada país, é especial e carece do entendimento da legislação do Banco Central no respectivo país.
    Se possível gostaria de contar com o e-mail da WOCCU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *