Servidores da União inauguram cooperativa de crédito da Federalcred no Paraná

Foi inaugurada na última sexta-feira, dia 22 de julho, a Federalcred Sul, Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da União no Paraná e em Santa Catarina. A Cooperativa, que já existe em vários estados, tem o objetivo de proporcionar diversas transações financeiras aos servidores, especialmente concessão de crédito.

Entre os sócios constituidores do início da instituição estão:

  • Sindicato dos Policiais Federais no Paraná e de Santa Catarina,
  • Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná e de Santa Catarina,
  • Sindicato dos Servidores do Ministério da Fazenda do Paraná e Santa Catarina e
  • Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal em Santa Catarina.

Com o mote “A união faz a força, o Cooperativismo de Crédito é a Solução de Gestão Financeira”, a Federalcred Sul nasce nos dois estados para atender a uma grande demanda da parte dos servidores, que passam a contar com seu próprio fundo de crédito financeiro. A Cooperativa irá funcionar como uma instituição financeira, em que o associado é também dono do negócio e não apenas seu cliente. O associado pode movimentar sua conta corrente nos mesmos moldes de uma conta bancária, fazendo investimentos, utilizando créditos e agendando pagamentos.

Para o associado, as tarifas são reduzidas, as taxas cobradas são menores e as sobras são divididas entre os participantes. A Cooperativa tem a função de disponibilizar aos sócios produtos e serviços bancários para que eles administrem seu dinheiro com eficiência, com custos abaixo dos praticados pelos bancos tradicionais. A Federalcred Sul é regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. A instituição é filiada à Federalcred Central e conveniada ao Bancoob- Banco Cooperativo do Brasil e Sicoob, com mais de 1800 pontos de atendimento em todo o território nacional.

Entre os produtos e serviços oferecidos pela Federalcred Sul estão: Conta corrente, cheque especial, cartões de crédito e débito, financiamentos, empréstimos, convênios, aplicações financeiras, seguros, cobranças bancárias, recebimento de títulos e tributos e internet banking.

Para o tomador de empréstimos, a maior vantagem é o fato de o sistema ser de cooperativa, ou seja, os recursos emprestados são dos próprios sócios. Por não visar lucro, as taxas de juros são mais baixas. Os juros pagos nas operações de crédito somam receitas que gerarão sobras a serem distribuídas no final do exercício – e os sócios receberão de volta parte dos juros pagos.

Podem ser associados da Federalcred Sul todos os servidores da União lotados no Paraná e em Santa Catarina, colaboradores da Cooperativa e das Pessoas Jurídicas associadas, pais, cônjuges, viúvos e dependentes de associados, Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos e Pessoas Jurídicas que tenham por objeto atividades voltadas ao interesse dos Servidores Públicos Federais, Pessoas Físicas e Jurídicas prestadoras de serviços em caráter não eventual às entidades e órgãos federais associados.

Fonte: Paranashop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *