Viacredi comemora 60 anos

Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí é a maior do Brasil, com 180 mil associados em 18 municípios catarinenses

A Viacredi comemora no dia 26 de novembro, 60 anos de atuação no Vale do Itajaí. A cooperativa de crédito que nasceu dentro da Cia Hering, para atender, na época, exclusivamente aos colaboradores da empresa, evoluiu ao longo do tempo, abriu à participação da comunidade e acabou se tornando a maior cooperativa de crédito do Brasil (em número de cooperados). Hoje são mais de 180 mil associados e uma estrutura com 58 postos de atendimento, em 18 cidades catarinenses.

Para o presidente, Moacir Krambeck, mais que um orgulho é uma responsabilidade chegar aos 60 anos numa posição de destaque, o que demonstra a confiança da comunidade à trajetória da cooperativa. Nestas seis décadas, a Viacredi se manteve fiel ao propósito de contribuir para o crescimento socioeconômico das comunidades onde está presente, ancorada no desenvolvimento de seus associados.

“Desde 1951, muita coisa mudou no mundo e na nossa região. A tecnologia evoluiu, a moeda sofreu variações, as novas gerações criaram comportamentos e necessidades desafiadoras e a realidade socioeconômica se transformou. A Viacredi acompanhou todas estas mudanças sem perder seu propósito. Cresceu sem se desviar de sua referência de comunidade, comprometida com o que tem de mais valioso, as pessoas”, descreve.

.

Comemorações envolvem cooperados e colaboradores

Para comemorar os 60 anos, a Viacredi planejou algumas ações que envolvem diretamente os cooperados e colaboradores. Uma delas foi a produção de um vídeo documentário que resgata a linha do tempo da cooperativa, a partir de depoimentos de cooperados que vivenciaram as seis décadas de história. Este vídeo está no site www.viacredi.coop.br.

O informativo mensal também foi especial, mostrando a trajetória de sucesso. Nos Postos de Atendimento ao Cooperado (PAC), um painel convida os cooperados a registrarem seu nome na história, colando um adesivo no espaço que representa a década na qual cada um passou a integrar a cooperativa.

Os colaboradores já começaram em agosto a comemorar o aniversário da Viacredi. Em cada PAC, eles receberam um álbum e a missão de resgatar – através de fotos, depoimentos e documentos – a história da cooperativa naquele bairro ou região. O álbum registra a mobilização da comunidade para receber o PAC e a contribuição dele para o desenvolvimento econômico local. Estes álbuns passarão a integrar o arquivo histórico da Viacredi.

A campanha dos 60 anos traz como imagem principal, uma cadeia de DNA formada por pessoas de mãos dadas. Além de representar as várias gerações que já fizeram parte da história, este elemento visual simboliza a importância de cada cooperado tem e mostra que, numa cooperativa, todos são iguais.

.

Linha do tempo, marcada pelo pioneirismo

ORIGEM – 1951 a 1960

Inspirados no exemplo de uma cooperativa de crédito no Rio Grande do Sul, representantes da Cia Hering, liderados pelo presidente Ingo Hering, fundaram a CrediHering, em 26 de novembro de 1951. A cooperativa era formada somente por colaboradores da companhia, tinha atuação apenas em Blumenau e funcionava em uma sala dentro da empresa. Concedia crédito para viabilizar os sonhos dos cooperados, como a construção da casa e a compra de vacas, máquinas de costura ou bicicletas. Um fato marcante foi a abertura da Rua Bruno Hering cruzando o “Morro da Companhia” até a Velha. A Cia Hering loteou a área ao longo da via e vendeu os terrenos aos colaboradores (com financiamento através da CrediHering), para que pudessem construir suas casas perto da empresa.

EVOLUÇÃO – 1961 a 1970

A década de 1960 marcou o início da expansão da CrediHering, beneficiando os colaboradores das filiais da Cia Hering (Indaial/Encano, Ibirama e Rodeio). A cooperativa começou a contratar seus próprios colaboradores, pois até então funcionava com o trabalho voluntário de pessoas da Hering.

CREDIBILIDADE – 1971 a 1980

Foi uma década de expansão acelerada, pois a Cia Hering multiplicou o número de funcionários e, consequentemente, a CrediHering acompanhou essa estatística. Nos anos 1970 a cooperativa fez uma grande concessão de empréstimos aos cooperados para construção de casas e ampliou os serviços. Com isso, aumentou a confiança dos colaboradores da Cia Hering, que começaram a utilizar ainda mais os benefícios da cooperativa.

ATENDIMENTO – 1981 a 1990

O crescimento do número de cooperados era constante e, para manter o padrão de atendimento, a CrediHering começou a investir em qualidade. Uma das ações mais importantes foi a inauguração de Postos de Atendimento Cooperativo em todas as filiais da Cia Hering e empresas do grupo, para que os cooperados pudessem aproveitar os benefícios e serviços da cooperativa sem precisar se deslocar. Isso incluía os outros municípios onde a empresa estava presente.

ABERTURA – 1991 a 2000

A decisão mais importante da década de 1990 foi a abertura da cooperativa para a comunidade, ou seja, o cooperado não precisaria mais ter ligação com a Cia Hering. Houve um crescimento instantâneo, pois muitas pessoas que já conheciam a cooperativa através de parentes ou amigos cooperados quiseram aderir. A CrediHering passou a fazer parte, definitivamente, da vida da comunidade, incentivando o desenvolvimento econômico e social da região. Nessa década a cooperativa foi desvinculada da Cia Hering e investiu mais forte em infraestrutura própria, incluindo a abertura de novos PACs fora das empresas e filiais do grupo.

VIACREDI – 2001 a 2011

Ao comemorar 50 anos de fundação, a cooperativa inicia um planejamento estratégico, no qual se inclui a mudança de nome. A partir de algumas sugestões, os cooperados são convidados a escolher o novo nome. VIACREDI foi a opção mais votada, por 42% dos sócios. As mudanças ao longo dos anos não alteraram a essência da cooperativa, que consolidou sua tradição, a solidez e o comprometimento com o interesse coletivo. Também nessa década a Viacredi liderou o processo que resultou na constituição da CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano), sistema que integra 13 cooperativas. Atuou, também, no processo de implantação da Compe 085 (a compensação própria da CECRED) e implantou programas de educação, desenvolvimento e participação social com o objetivo de agregar sempre mais os cooperados, como o PROGRID (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados).

PERFIL: a Viacredi hoje

  • Cerca de 700 colaboradores movem a estrutura da Viacredi;
  • Mais de 180 mil sócios integram a cooperativa, utilizando os produtos e serviços, participando das decisões e definindo seu futuro. Isso faz dela a maior cooperativa do Brasil em número de cooperados;
  • A Viacredi soma R$ 1 bilhão em ativos (valor total de recursos), o que a posiciona como uma das maiores da América Latina;
  • Atualmente a Viacredi conta com 58 Postos de Atendimento ao Cooperado (PACs);
  • Sua área de atuação abrange 27 municípios e está presente em 18 cidades do Vale do Itajaí;
  • As cidades onde a Viacredi atua são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Ibirama, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lontras, Massaranduba, Presidente Getúlio, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó.

Fonte: Viacredi

1 comentário

  1. A ACBRASIL cumprimenta a VIACREDI pela passagem dos seus 60 anos dedicados ao desenvolvimento econômico e social da região e como contribuinte do desenvolvimento do Estado de SC, louvamos esta belíssima história e trajetória de atuação servindo aos seus mais de 180 mil sócios que muito se orgulham de ter a sua instituição financeira local. PARABÉNS À VIACREDI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *