Sistema Cresol Central inicia construção de planejamento estratégico

Proposta é definir estratégias de atuação para os próximos três anos

Visando construir um planejamento estratégico que observe as necessidades, tendências e desafios impostos pelo atual cenário econômico às cooperativas de crédito, dirigentes das cooperativas singulares afiliadas a Cresol Central reuniram-se nos dias 6 e 7 de março, na Casa de Retiro Santa Cruz em Passo Fundo – RS. O encontro contou com painéis ministrados pelo Assessor do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (Deser), Amadeu Bonatto e pelo Diretor Pedagógico do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), Paulo César Carbonari.

Analisou-se o cenário internacional, destacando a crise econômica e ambiental, a atuação dos Governos, e o papel da agricultura familiar neste cenário. Foi realizado o resgate dos planejamentos realizados pela Cresol Central nos anos de 2004 e 2007 e ainda os dados da pesquisa feita no ano passado no Sistema Cresol, a qual contempla a visão dos associados, dirigentes e funcionários perante o Sistema.

Em sua apresentação, Bonatto destacou que as políticas públicas deram propulsão e conseguiram reter muitos na agricultura e, ainda, introduziu um conjunto de agricultores à dinâmica produtiva. No entanto, apontou que é preciso renovar o Pronaf, as políticas de seguro e de comercialização, a assistência técnica e a articulação destas políticas para não haver dificuldades na continuidade dos avanços conquistados. “É uma encruzilhada em como enfrentar a atual conjuntura que está em mudança e criar um projeto de desenvolvimento com novas ações e políticas renovadas, o que é determinante para a agricultura familiar. E a Cresol está envolvida não somente enquanto agente financeiro, mas também enquanto ator social e político neste processo. É preciso contribuir com um novo passo na dinâmica dos movimentos, nas articulações”, destaca.

De acordo com o Diretor Presidente da Cresol Central, Egon Gabriel Junior, diante do conjunto de eixos temáticos debatidos nos dois dias, os que surgiram com maior ênfase foram da governança e formato, pois se tratam de dois temas centrais dentro do Sistema. “Debater estes temas nos permitiu apontar várias elementos que devemos preservar e várias necessidades de avanços que devemos realizar. É preciso melhor atender as demandas e necessidades dos nossos associados e manter os diferenciais enquanto cooperativismo de crédito solidário”.

A participante Teresinha Aparecida Neto Engels, Diretora Presidente da Cresol Rio Fortuna, destaca que o planejamento foi importante para fortalecer e divulgar os trabalhos que a Central e as cooperativas realizam. “O encontro foi muito produtivo porque mostrou que a luta que a Central faz é para as cooperativas. Além disso, mostrou o que a gente fez e o que pode pode fazer para melhorar as ações”, finaliza.

Gabriel Junior destaca que desde a constituição da Cresol Central foram feitos dois planejamentos e estes encontros remetem a fazer, de tempos em tempos, reavaliações. “Precisamos fazer uma análise do atual cenário da Cresol, como o Sistema se coloca diante das mudanças impostas, a exemplo do êxodo rural. É preciso reafirmar nosso trabalho para continuarmos fazer o desenvolvimento local e regional sustentável”. O presidente salienta ainda que este foi um importante momento de participação e envolvimento dos dirigentes e funcionários, e que a dedicação das cooperativas será vital na construção das próximas etapas deste planejamento estratégico.

A metodologia utilizada na atividade contemplou apresentação de informações que destacam a evolução e os desafios da Cresol. Além disso, foram organizados grupos de discussões para apontar as principais possibilidades, necessidades e o que se deve preservar no Sistema com relação ao Formato, Formação, Crédito, Governança, Relações Institucionais e Tecnologia da Informação. A partir desta etapa, será elaborado um documento base que norteará as próximas etapas do planejamento estratégico.

Fonte: Cresol Central

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *