Secretário Executivo do Bacen realça a importância do cooperativismo para o Sistema Financeiro

A palestra do Secretário Executivo do Banco Central, Edson Feltrin, que teve como tema “Banco Central e a Economia Nacional”, lotou o auditório da Fiemt na terça-feira, 03 de abril. Profundo conhecedor do Sistema Financeiro Nacional, Feltrin tem atuado de forma significativa junto ao sistema de cooperativismo de crédito nos últimos 10 anos. A apresentação do Secretário abriu o 7° Encontro de Conselheiros e Gerentes do Sicoob MT/MS, que aconteceu nos dias 03 e 04 de abril.

Para Feltrin, o cooperativismo de crédito exerce um importante papel na economia do país. “As cooperativas fomentam o empreendedorismo no Brasil, o que ajuda no desenvolvimento econômico e social e contribui para a consolidação do sistema financeiro”, comentou.
 
Ele destacou que atualmente existem mais de 5 milhões de cooperados no país. “O sistema cooperativista permite que uma gama maior da população passe a ter acesso ao sistema financeiro. Nos últimos anos pudemos perceber uma transformação nas classes sociais e um aumento no número de consumidores. Parte desta nova realidade se deve ao trabalho realizado pelas cooperativas de crédito”, elogiou.
 
O Secretário Executivo disse que ainda há muito espaço para as cooperativas de crédito continuarem se expandindo. “O crédito imobiliário, por exemplo, ainda é uma modalidade pouco utilizada no Brasil. Este é um nicho que tem muito para crescer e que o cooperativismo de crédito deve olhar com carinho”, sugeriu.
 
O palestrante falou ainda da importância da participação dos dirigentes do sistema cooperativo na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Este será um evento de extrema importância para o mundo todo, pois definirá a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O cooperativismo de crédito tem muito a contribuir neste processo e espero ver o que o segmento tem a oferecer.
 
Fonte: 24 horas news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *