Cortes da Selic devem terminar em outubro, mostra Focus

BRASÍLIA – Analistas do mercado financeiro ouvidos na pesquisa Focus do Banco Central (BC) divulgada nesta segunda-feira mantiveram a previsão de que o ciclo de corte dos juros básicos (Selic) terminará em outubro. A expectativa dos analistas é de que o BC deve reduzir a taxa em mais duas ocasiões no atual ciclo: agosto e outubro, o que levaria a Selic para 7,25% no fim do ano. Há um mês, economistas trabalhavam com a hipótese de que a taxa terminaria em 7,50%, dos atuais 8%.

Para os analistas ouvidos pelo BC, no dia 29 de agosto, data da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa Selic deve ser cortada em 0,50 ponto porcentual, para 7,50%. Depois, em 10 de outubro, o BC deve optar por um novo corte, porém menor, de 0,25 ponto, o que levaria o juro brasileiro para 7,25%, novo piso histórico.

Para 2013, a previsão do juro no fim do ano seguiu em 8,50% pela quinta pesquisa seguida, o que revela expectativa de volta das altas de juro para conter o ritmo da inflação que volta a ganhar força.

A pesquisa mostrou ainda que a previsão de Selic média no decorrer de 2012 se manteve em 8,47%, ante 8,53% de um mês atrás. Para 2013, as estimativas caíram e a mediana recuou de 7,72% para 7,66%, ante 7,88% de um ano atrás.

Fonte: Estadão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *