Alemanha: Friedrich Wilhelm Raiffeisen – conheça um pouco da vida do fundador do Raiffeisenbank

Neuwied, Alemanha – Friedrich Wilhelm Raiffeisen (1818-1888), é conhecido mundialmente no meio cooperativista por ser o fundador da primeira cooperativa de crédito rural do mundo, em 1862, na Alemanha. Raiffeisen assumiu para si a tarefa de aliviar a grande necessidade econômica da população. Em 1862, ele criou uma “círculo de empréstimos” e lançou as bases para a organização das cooperativas Raiffeisen.

Friedrich Wilhelm Raiffeisen nasceu em 30 de março de 1818 em Hamm (Westerwald, na Alemanha). Ele foi o sétimo de nove filhos. Seu pai Gottfried Friedrich Raiffeisen foi um fazendeiro e também prefeito de Hamm por um tempo. A família de sua mãe, Amalie Christiane Susanna Maria, nascida em Lantzendörffer, veio de Siegerland. Tendo deixado a escola aos 14 anos, Raiffeisen recebeu três anos de educação de um pastor local antes de entrar para as forças armadas aos 17 anos de idade. Sua carreira militar levou-o a Colônia, Coblenz e Sayn. Uma doença nos olhos o obrigou a demitir-se do serviço militar em 1843, quando ingressou no serviço público. Desde cedo Raiffeisen percebeu o sofrimento do povo rural, que era frequentemente submetido a práticas abusivas de agiotagem.

Em 1845, depois de trabalhar como funcionário público com o governo Prussiano em Koblenz, foi nomeado prefeito de Weyerbusch, que foi atormentada por uma grave crise econômica e fome de 1846 a 1848. Em 1845 ele casou-se com Emilie Storck, com quem teve 7 filhos, dos quais 3 faleceram com menos de 1 ano de idade.

Em 1846, motivado por suas funções oficiais e suas crenças cristãs, Raiffeisen fundou a “Weyerbrusch Consumer Society“, uma sociedade para abastecimento de cereais e pão, que envolveu a construção de uma padaria cooperativa comunitária.

Museu Raiffeisen em Flammersfeld

Após ser nomeado prefeito de Flammersfeld (de 1848 a 1852), Raiffeisen buscou compreender as necessidades de crédito dos agricultores e artesãos. Com o apoio da classe abastada, em 1849 ele criou uma nova associação que ajudou os pequenos agricultores a adquirir gado, assim eles não teriam de hipotecar seus bens para contrair uma dívida. Esta associação, a “Flammersfeld Aid Society for Impecunious Farmers” rapidamente evoluiu para uma sociedade de crédito, onde os agricultores poderiam tomar emprestado dinheiro a uma taxa reduzida e comprar seu gado diretamente. A partir de Flammersfeld ele administrava 33 municípios da região.

Atualmente, a casa em que Raiffeisen morou em Flammersfeld, serve de museu para sobre a vida dele. Foi nesta casa que em 1949 ele criou a primeira associação. O museu pode ser conhecido pelo site www.raiffeisenhaus-flammersfeld.de. Esta casa foi construída por volta do ano de 1780.

Já naquela época, a sociedade de crédito foi administrada de acordo com princípios que muitas cooperativas financeiras mais tarde adotariam: responsabilidade ilimitada para membros, diretores voluntários, área geográfica limitada e alocação de excedentes para uma reserva de indivisível.

Em 1852, Raiffeisen foi eleito prefeito de Heddesdorf, uma cidade manufatureira. Naquela região, após ter experimentado situações de solidariedade e caridade, Friedrich Wilhelm Raiffeisen constituiu em 1862, em Anhausen (Darlehnkassen-Vereine von Anhausen), e em 1864, em Heddesdorf (Heddesdorfer Darlehnkassen-Verein), ambas na região da Renânia Palatinado, as cooperativas de crédito rural, à época chamadas de loan societies e que, mais tarde, assumiram o nome de Raiffeisenbank.  

 

A iniciativa foi divulgada nas áreas de língua alemã e finalmente fez o seu caminho para a Alsace (atualmente pertencente à França), que estava sob domínio alemão no momento. A ideia da cooperativa de crédito foi copiada no oeste da França, liderada por Louis Durand em particular. Crédit Mutuel e Crédit Agricole são, de fato, descendentes diretos da iniciativa Raiffeisen.

Em 1865, aos 47 anos, Friedrich Wilhelm Raiffeisen se aposentou do serviço público, para cuidar de sua saúde. Ele havia pego tifo em 1963, durante uma epidemia em que sua esposa faleceu, e em 1865 ele estava completamente cego. Apesar disto ele continuou seu trabalho, visitando as comunidades rurais e países vizinhos da Alemanha. Em 1869, depois de inspirar a criação de perto de uma centena de cooperativas de crédito na Alemanha, Raiffeisen criou uma câmara de compensação central e, em seguida, uma federação em 1877.

Em 1866, com o auxílio de sua filha, ele publicou um livro, o “Loans Societies as a Means to Eliminate the Poverty Amongst the Rural Population and Urban Craftssmen and Workers” que delineou as instruções e os princípios orientadores para a criação de cooperativas de crédito. Este livro foi traduzido para várias línguas e acabou nas mãos de Alphonse Desjardins, que vivia em Lévis, Québec, no Canadá, e que em 1900 constituiu a primeira cooperativa de crédito das Américas.

Em 1867, casou-se com a viúva Maria Panseroth, com quem não teve filhos. Ele morreu em 11 de março de 1888 em Neuwied-Heddesdorf, dias antes de completar 70 anos de idade.

No ano de sua morte, em 1888, Raiffeisenverband estavam começando a se espalhar para a parte nordeste da França. Os bancos cooperativos Raiffeisenbank ainda existem até hoje na Alemanha, Luxemburgo, Suíça e Áustria.

No ano de 1902, em Nova Petrópolis/RS, no Brasil, sob a orientação do Padre Theodor Amstad, foi constituída a mais antiga cooperativa de crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, inspirada no modelo Raiffeisen.

A Cruz de Gable: um símbolo de segurança:

A Cruz de Gable foi escolhida como marca enquanto Friedrich Wilhelm Raiffeisen ainda estava vivo. Os ocupantes das casas colocavam a cruz de gable no telhado para afastar todos os perigos. A organização Raiffeisen, portanto, escolheu este sinal protetor como seu símbolo, para que seus membros também protejam-se contra os perigos econômicos no dia a dia da cooperativa. Na extremidade da cruz pode ser vista a cabeça de um cavalo.

1 comentário

  1. Isto deve ser do conhecimento de todos e incutir na educação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *