Tema do Dia Internacional do Cooperativismo de 2013 é anunciado: “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise”

A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) tem o prazer de anunciar que o tema para o 91º Dia Internacional do Cooperativismo e 19º Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas em 06 de julho de 2013 foi decidido:

“Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise”.

O Dia Internacional oferece uma grande oportunidade para celebrar a diferença cooperativa e será a primeira oportunidade após o Ano Internacional das Cooperativas para compartilhar as melhores práticas e realmente envolver os um bilhão de membros das cooperativas de todo o mundo.

A Sra. Nicola Huckerby, Diretora de Comunicação da ACI, diz lembrar-se do último relatório da Organização Internacional do Trabalho, apresentado na eDigest (informativo mensal da ACI) deste mês, chamado de “Resiliência durante a recessão: o poder de cooperativas financeiras” (veja o link) . Observa o relatório que as cooperativas financeiras têm se saído melhor do que os bancos de propriedade de investidores em tempos de crise. Cooperativas de crédito e bancos cooperativos têm crescido, mantiveram o fluxo de crédito, especialmente para as pequenas e médias empresas, e mantiveram-se estáveis em todas as regiões do mundo, enquanto (indiretamente) criavam empregos. É a combinação única de controle pelos membros, controle e benefícios que estão no coração de sua resistência e que oferece uma série de vantagens sobre os seus concorrentes. Com cooperativas financeiras apresentando uma fatia extraordinariamente grande do mercado bancário global, é importante para entender melhor o modelo.

Temos muito a demonstrar sobre a mensagem no Dia Cooperativa Internacional – como você vai estar comemorando?

Por Nicola Huckerby, Diretora de Comunicação da Aliança Cooperativa Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *