Cresol Central realiza novo intercâmbio com cooperativa de crédito do Canadá

Durante o período de 22 a 27 de abril, a convite da Cecosol, o Diretor Administrativo da Cresol Central, Gelson José Ferrari, e o Assessor, Cledir Magri, participaram de agendas estratégicas em Québec e Montreal, no Canadá. O intercâmbio teve como objetivos principais a participação da Cresol Central no encontro solidário (seminário que antecede realização da Assembleia Geral) e na assembleia da Caixa de Economia Solidária Desjardins – Cecosol, bem como em reuniões com a Central Nacional dos Sindicatos – CSN.

No primeiro dia de atividades, a Cresol Central participou de encontro que tratou sobre controles internos, forma preventiva que permite a Cecosol identificar situações anormais, até antecipando fatos que somente seriam identificados pela auditoria. Nesta reunião, o grupo conheceu mais a fundo como são realizados os controles internos da Cecosol e apresentou os métodos de fiscalização e controles que utiliza. Ainda neste dia, foi realizada agenda com dez funcionários da Cecosol, entre eles o Diretor Poul Oullet, que contemplou a apresentação dos dois sistemas e permitiu traçar pontos em comum nas duas atuações.

Dando continuidade aos trabalhos, outras agendas foram realizadas com a Cecosol, entre elas uma que tratou sobre a análise de empreendimentos de economia solidária, cujos temas centrais foram liberações de recursos e operações de crédito.

No dia 25, a Cresol Central participou da principal atividade do intercâmbio, o Seminário e a Assembleia da Cecosol, em Montreal, que teve como tema “Globalização das nossas práticas solidárias”. Nesta atividade a Cresol apresentou seu histórico, indicadores e desafios, enfatizando o projeto de cooperação Cresol do Futuro através das metas, resultados e conclusões. Este projeto também foi pauta dos encontros com representantes da CSN e do Développement Solidaire International (DSI), realizados no dia 26.

Conforme Ferrari, a participação nas agendas oportunizou ampliar o intercâmbio entre a Cresol Central SC/RS e Cecosol, refletir sobre o conceito de globalização atrelado a economia solidária, sendo fundamental estreitar a parceria com outras instituições da economia solidária e conhecer novas formas de pensar este setor. “Estabelecemos objetivos comuns para continuidade do intercâmbio, nas áreas de controle interno, gestão preventiva e avaliação de crédito para empreendimentos coletivos (cooperativas de produção, agroindústrias, sindicatos) e pessoas jurídicas, áreas que a Cecosol possui expertise e longa prática na área”, salienta o diretor.

Fonte: Cresol Central SC/RS

1 comentário

  1. Prezados senhores:
    Participo hoje como diretor de uma Cooperativa com o nome COOPERDUC Cooperativa Agrícola Mista de Duque de Caxias (RJ), tem 37 anos de existência, está ativa mais necessitamos de ajuda econômica para colocar um projeto em evidencia para pequenos agricultores, levando estes para uma “classe média” baseada numa produção bem articulada e com base a uma administração correta e efetiva. Obrigado, Juan Bogossian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *