Santa Catarina tem a maior rede de cooperativas de crédito do Brasil

Santa Catarina teve motivos de sobra para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Segundo o Sebrae, o Estado conta com a maior rede de cooperativas financeiras do Brasil.

Entre todas as agências e pontos de atendimentos bancários de Santa Catarina, 40% são de cooperativas de crédito. E os números do segmento que não param de subir por aqui.

O sistema Sicoob, com 316 agências em 222 municípios, é a segunda maior rede financeira de atendimento ao público em Santa Catarina, atrás somente do Banco do Brasil. Em 2012, o valor total (ativos) movimentado pela instituição foi de R$ 4,5 bilhões, 22,5% a mais do que em 2011.

A posição consolidada, no entanto, não afeta as metas ambiciosas de expansão. O presidente Rui Schneider afirma que o objetivo do Sicoob é estar nas 295 cidades de SC até o final de 2014.

Segundo ele, a principal região a ser explorada é o Litoral. Isto porque no interior de Santa Catarina o setor está consolidado. Ele explica que a adesão é maior devido ao financiamento da produção agrícola. Outro motivo é a oferta menor de bancos.

Schneider esclarece ainda que hoje muitas cooperativas, incluindo o Sicoob, são de livre admissão (abertas a todas as pessoas) e de funcionamento muito similar ao dos bancos. As cooperativas oferecem cartão de crédito e débito, talões de cheque, caixas eletrônicos, possibilidade de empréstimos, consórcios e seguros, entre outros serviços. Mas, ao contrário das instituições bancárias, não visam ao lucro. Nas cooperativas de crédito, o lucro é considerado sobra do sistema e dividido anualmente entre os associados.

O contabilista Marcelo Seeman conta que era resistente em aderir ao sistema de cooperativa, mas acabou se tornando um usuário fiel.

— Pago taxas bem menores do que no banco e, no final do exercício, recebo um bom dinheiro como parcela das sobras — defende Seeman, que é associado da Unicred.

O presidente da Unicred em SC, Jorge Abi Saab Neto, afirma que o principal passo no plano de expansão da cooperativa no Estado será a abertura das agências para a livre admissão. A central catarinense da cooperativa também vai inaugurar uma agência no Paraná em 2014.

Fonte: Diário Catarinense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *