Governo anuncia medidas para Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015

Segundo dados do Sistema OCB, cerca de 70% das propriedades agrícolas vinculadas às cooperativas pertencem a produtores da agricultura familiar

Brasília (26/5) – O Sistema OCB participou hoje do lançamento oficial da 12ª edição do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 – Alimentos Para o Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e os anúncios foram feitos pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto.

Entre os destaques do novo plano está o aumento de 14,7% do crédito liberado para a agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O volume de recursos saltou de R$ 22,1 bilhões, em 2013/2014, para R$ 24,1 bilhões para a atual safra.

 

Clique aqui e tenha acesso à análise feita pela OCB

 

Segundo dados do Sistema OCB, que fez uma análise do documento, cerca de 70% das propriedades agrícolas vinculadas às cooperativas pertencem a produtores da agricultura familiar e têm de até 50 hectares.

Outra informação que chama a atenção é que, em 2012, o cruzamento das bases de dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras sinalizou que – do total de famílias de agricultores familiares organizados em cooperativas – 76% estão registradas no Sistema OCB.

DIVERSIDADE – Destacam-se também, dentro do plano, o novo seguro agrícola, a inserção de milhares de assentados e assentadas da reforma agrária em uma rota de produção, a criação de nova linha de crédito que contempla as diversidades regionais e, a garantia de apoio a sistemas agroecológicos. Além disso, a assistência técnica será ampliada ainda mais como instrumento para alavancar a prodção de alimentos saudáveis.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *