‘No fim das contas’ dá dicas para não se endividar com cartão de crédito

Juros Cartão de CréditoCartões de financeiras e de lojas são os que possuem juros mais altos.  Para quem não tem conta em banco, opção é a cooperativa de crédito.

A coluna “No fim das contas” desta segunda-feira (25) fala sobre como evitar dívidas nos cartões de crédito. Segundo a jornalista Mônica Carvalho, apesar de ter um limite pré-aprovado, o dinheiro no cartão é um empréstimo e a fatura pode sair mais cara do que se imagina.

De acordo com o Banco Central, cartões de crédito de financeiras e de lojas são os que cobram juros mais caros, que podem chegar a 700% ao ano.

Para quem não tem conta em banco, uma opção é recorrer às cooperativas de crédito, que são mais acessíveis e baratas, com juros chegando a 108% ao ano para crédito pessoal e a 50% para crédito consignado – que é descontado no salário.

Para quem está endividado, a dica é pegar o dinheiro emprestado mais barato, com juros mais baixos do que os do cartão, para pagar o valor total da fatura. Isso significa trocar de dívida. Quem não tem acesso ao banco pode pedir ajuda à Defensoria Pública de Defesa do Consumidor para negociar juros mais baixos. A solução definitiva para evitar dívidas é controlar os gastos e viver dentro das possibilidades financeiras.

Fonte: g1.globo.com (clique sobre a fonte e veja o vídeo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *