Rabobank na Holanda passa a ser uma única instituição financeira

Os 106 bancos cooperativos locais decidiram pela fusão criando um único banco cooperativo, com abrangência nacional.

logo_RabobankDesde o dia 1º de janeiro de 2016 a estrutura de governança do Rabobank mudou.

A nova governança inclui uma fusão dos 106 bancos cooperativos holandeses e a Coöperatieve Centrale Raiffeisen-Boerenleenbank B.A. (Rabobank) em um único banco, com uma única licença bancária e um único balanço. Além disso, a razão social legal do Rabobank Holanda se tornará Coöperatieve Rabobank U.A.

Wout Dekker, Presidente do Conselho de Supervisão do Rabobank e Presidente da Assembleia Geral, chamou isso de um dia memorável na história de 120 anos do Rabobank: “A aprovação da Assembleia Geral marcou a conclusão de um processo de tomada de decisão completa e meticuloso. Uma tremenda quantidade de trabalho foi realizada em todos os níveis do Rabobank nos últimos dezoito meses, a fim de recolher o apoio para o novo modelo. Estou muito contente de ver apoio unânime. O Rabobank é um banco cooperativo que tem um papel social de destaque, com 106 Rabobanks locais e 1,9 milhões de membros em seu núcleo. A fusão de 107 entidades, uma das maiores na história holandesa, cria um único Rabobank com um balanço total de EUR 675.000 milhões (por 30 de junho de 2015). O novo modelo é apto para o futuro e irá suportar Rabobank na execução da sua nova estratégia e cumprir a sua missão com verve. A ambição da Rabobank é fazer uma contribuição substancial para o bem-estar e prosperidade na Holanda e para alimentar o mundo de forma sustentável em 2050. Os programas estratégicos de operação bancária para a Alimentação e Banking para os Países Baixos se encaixam perfeitamente com esta ambição.

O Rabobank visa reforçar a sua identidade cooperativa e seu negócio bancário através da fusão. Os Rabobanks locais são e continuarão sendo o núcleo da cooperativa. A influência e controle dos membros será mais forte do que antes. Cada Rabobank local será dada representação direta em nome dos seus membros no mais alto órgão da cooperativa, que é o Conselho de Membros Gerais. responsabilidades deste corpo incluem a determinação da estratégia do Rabobank como um todo. A nova estrutura também atende às exigências dos reguladores e dos actores do mercado financeiro.

Fonte: www.rabobank.com

1 comentário

  1. A experiência de sistemas cooperativos de crédito em diversos países indicam que o seu crescimento e consolidação (em um ambiente de crescente concorrência do setor financeiros tradicional) colocam os ganhos de escala e de escopo e o aumento da eficiência como agenda prioritária. A reestruturação do Rabobank insere-se neste contexto. No Desjardins as mais de 1.300 cooperativas singulares (caixas populares) do final dos anos 1990 foram reduzidas, por meio de fusões, as cerca de 360 hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *