Central Sicoob UniMais completa 25 anos

A trajetória da instituição é permeada por desafios, como a mudança do sistema Sicoob, o maior sistema financeiro cooperativo do país.

No dia 29 de junho, a Central Sicoob UniMais comemora 25 anos de história. Nesse período, a instituição financeira cooperativa construiu uma sólida trajetória, permeada por desafios e conquistas que consolidaram o crescimento sustentável de suas Cooperativas.

Desde sua fundação, a atuação da Central e suas Cooperativas é conduzida de forma proativa e integrada, promovendo o desenvolvimento das comunidades por meio da economia compartilhada.

História

Em 1993, a Central Sicoob UniMais surgiu de uma iniciativa de um grupo médicos que se uniram para instituir as Cooperativas Financeiras que deram início ao Sicoob UniMais. No início da década de 90, o Brasil vivia um cenário econômico de superinflação, atingindo seu ápice em 1993. Foi exatamente naquele ano que o cooperativismo de crédito ganhava, no estado de São Paulo, uma representação institucional.

A partir daí, a Central passou por diversas transformações, como a alteração da governança e modernização de processos operacionais, como a implantação da conta de liquidação própria para criar independência do sistema, além de vários outros projetos e iniciativas que levaram ao seu crescimento.

Um dos marcos mais relevantes na trajetória da Central e suas Cooperativas foi a mudança para o sistema Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4 milhões de cooperados. Após a transição, o Sicoob UniMais garantiu um novo portfólio de produtos e serviços, além de mais facilidade nos canais de atendimento.

O presidente da Central, Dr. Armando Fornari, ressalta as transformações que ocorreram ao longo desse período. “Durante esses 25 anos, passamos por diferentes etapas: todas conseguiram nos trazer até o momento em que estamos vivendo. Passamos por processo de posicionamento de marca, desenvolvimento e criação de modelos de agências e evoluímos até o desenvolvimento de um sistema pujante que hoje ocupa boa parte do estado de São Paulo”.

“É uma satisfação fazer parte dessa trajetória e do sistema cooperativista, cujo propósito principal é o desenvolvimento das pessoas e da comunidade. Os dirigentes, colaboradores e pessoas envolvidas no cooperativismo têm a missão de seguir com esse intuito porque, por trás de cada ação, há um propósito de transformação”, analisa Sandro Roque, diretor executivo do Sicoob UniMais.

Para celebrar a ocasião, será promovido um evento de comemoração com um cerimonial com a presença de dirigentes, colaboradores, parceiros e ex-presidentes, um coquetel para os presentes, além de um show de humor comandado pelo artista Nelson Freitas.

Sobre o Sicoob UniMais

Instituído em 1993, o Sicoob UniMais é uma instituição financeira cooperativa, regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Reconhecido como instituição financeira, o Sicoob UniMais oferece produtos e serviços financeiros para seus associados e faz a gestão dos seus recursos, com a distribuição de resultados ao final de cada ano. Hoje, o Sicoob UniMais contempla cinco Cooperativas no estado São Paulo, com mais de 50 pontos de atendimento, garantindo sua presença, inclusive, em boa parte das cidades do interior paulista e do litoral, além da Grande São Paulo. Dessa forma, a instituição totaliza mais de 40 mil cooperados e mais de 500 colaboradores e dirigentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *