Sicredi reúne 150 lideranças para Fórum Nacional de Presidentes

Evento será realizado nos dias 20 e 21 de março, em Porto Alegre (RS), para alinhar os próximos passos da instituição financeira cooperativa em 2019.

Para realizar o alinhamento estratégico sobre os rumos em 2019, presidentes das cinco centrais e 114 cooperativas de crédito que integram o Sicredi e que atendem mais de 4 milhões de associados em 22 estados e no Distrito Federal, vão se reunir no Fórum Nacional de Presidentes, em Porto Alegre (RS), nos dias 20 e 21 de março. Além de deliberar sobre os destinos da instituição, os participantes vão discutir temas ligados ao setor financeiro, principalmente no segmento de cooperativismo de crédito, área em que o Sicredi é pioneiro.

A abertura do fórum será no dia 20, às 19h, com a palestra sobre o “Cenário Econômico Brasileiro”, que será ministrada pelo economista Ricardo Amorim. Em seguida, os presidentes e demais lideranças do Sicredi darão início às discussões sobre as estratégias do Sicredi.

Um dos pontos mais altos do fórum acontecerá no dia 21, a partir das 8h30, quando serão realizadas as Assembleias Gerais da SicrediPar, holding que controla a instituição financeira cooperativa de crédito, e da Sicredi Fundos Garantidores (SFG), que é constituída por fundos de reservas formados por contribuições mensais das cooperativas de crédito, servindo para ressarcimentos e recuperação de ativos, a fim de garantir a segurança e solidez do Sicredi.

Durante as assembleias, também será realizada a eleição dos novos conselheiros fiscais da SicrediPar, assim como uma homenagem aos integrantes da composição anterior do grupo. A partir da nomeação, passarão a integrar o Conselho Fiscal: Emerson Luis Perosa, presidente da Cooperativa Sicredi Pantanal MS; João Bezerra Junior, presidente da Cooperativa Sicredi Evolução; Juares Antonio Cividini, presidente da Cooperativa Sicredi Univales MT/RO; Orlando Muffato, presidente da Cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP; e Marcos André Balbinot, presidente da Cooperativa Sicredi Serrana RS.

Também ocorrerá um ato simbólico para celebrar a assinatura do acordo de cooperação entre Sicredi e Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito do Nepal, a Nepal Federation of Savings and Credit Cooperative Unions (NEFSCUN), intermediado pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, em sua sigla em inglês). A parceria visa o apoio do Sicredi à NEFSCUN por meio da troca de informações e compartilhamento de práticas e conhecimentos.

Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, o Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi é um momento importante não somente para tratar sobre os direcionamentos da instituição, mas também para discutir os desafios do sistema cooperativo de crédito e pensar em ações que possam contribuir com a expansão do segmento.

O Fórum é o momento máximo em que nossas lideranças, seguindo o que é inerente ao cooperativismo de crédito, promovem as decisões, sempre pautadas do amplo debate e respeito às diferentes visões e realidades. Mais de 10 milhões de brasileiros já aderiram ao cooperativismo de crédito, mas se comparamos o Brasil com outros países onde este tipo de sistema financeiro é mais representativo, como Alemanha, França e Irlanda, por exemplo, ainda temos oportunidades para crescer muito mais, e o Sicredi é parte importante deste contexto”, afirma Dasenbrock.

Durante o Fórum, no dia 21, o Sicredi também fará o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2018, com dados de crescimento, programas e ações que alinharam o tema sustentabilidade às estratégias de negócio da instituição no ano passado e que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde a instituição atua. No mesmo dia, às 10h30, serão apresentados dados do projeto de expansão do Sicredi nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, iniciado em 2017, consolidando a presença nacional e ampliando a atuação para mais nove estados do país. Na sequência, será realizada uma homenagem às cooperativas de crédito da Central Sicredi Norte/Nordeste que migraram para o Sistema no ano passado.

Ainda no dia 21, a partir das 10h45, acontecerá uma sequência de palestras e debates. A primeira, sobre “Financiamento do setor de alimentos e agronegócio”, será ministrada pela holandesa Marianne Schoemaker, CEO do Rabo Partnerships, um dos maiores grupos financeiros do mundo. O tema também será debatido entre os conselheiros de Administração da SicrediPar: Kees Beijer, diretor do Rabobank na América Latina; Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central; e Francisco Ary Vieira Sobral, diretor Administrativo da Central Sicredi Norte/Nordeste.

A segunda palestra, às 13h30, sobre “O movimento global do cooperativismo – 2019”, a cargo de Brian Branch, presidente e CEO do Woccu. João Spenthof, vice-presidente do Conselho de Administração da SicrediPar; Sadi Masiero, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; e Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, ambos conselheiros de Administração da SicrediPar, também vão debater o tema na sequência.

A última palestra do Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi, às 15h30, será sobre o Programa A União Faz a Vida, desenvolvido há mais de 20 anos com o objetivo de promover a educação cooperativa, em conjunto com escolas, educadores, apoiadores e demais parceiros da instituição. A palestra será ministrada pelo escritor e consultor Elói Zanetti, com a participação como debatedores dos conselheiros da SicrediPar Wilson Ribeiro, presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste; Wellington Ferreira, presidente da Cooperativa Sicredi União PR/SP; e Eledir Techio, presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT.

Fóruns do Sicredi

O Fórum de Presidentes do Sicredi é o primeiro dos dois fóruns anuais do Sicredi, com a função principal de promover os macros alinhamentos estratégicos da instituição. É durante ele que acontece a Assembleia da SicrediPar e da Sicredi Fundos Garantidores (SFG). De 21 a 23 de agosto deste ano, no estado do Mato Grosso, acontecerá o Fórum de Presidentes e Diretores Executivos do Sicredi. O evento no segundo semestre tem como foco os direcionamentos mais estritamente ligados às estratégias de negócios da instituição – com a finalidade de estimular desenvolvimento e a promoção do cooperativismo em diferentes locais, o segundo fórum do ano acontece sempre de maneira itinerante.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *