Sicoob Central Unicoob recebe Pessoas de Desenvolvimento Estratégico para intercooperação

Profissionais conheceram atuação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC) e viram, na prática, a aplicação dos programas do Instituto Sicoob.

O Sicoob Central Unicoob recebeu a visita de Pessoas de Desenvolvimento Estratégico (PDE), representando dez Centrais do Sistema, para um momento de intercooperação. O evento fez parte da Jornada PDE e teve o objetivo de proporcionar aos profissionais a troca de experiências e conhecimento sobre como a Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC), área responsável pelo gerenciamento dos programas do Instituto Sicoob na Central Unicoob, atua junto às cooperativas.

Durante os cinco dias de programação os PDEs visitaram algumas cidades que contam com os programas do Instituto Sicoob e viram, na prática, como funciona cada um deles, desde o planejamento até a aplicação e execução no dia a dia.

Uma das cidades que o grupo visitou foi Cascavel (PR), onde foi realizada uma reunião com os Voluntários Transformadores do Sicoob Credicapital para entender como os colaboradores que se voluntariam para participar das ações do Instituto Sicoob atuam, como definem as metas, qual a motivação e os desafios da função.

Já em Toledo (PR), outra cidade visitada, o grupo conversou com um diretor do Sicoob Meridional para entender qual é o olhar da diretoria da cooperativa em relação aos programas do Instituto, com a intenção de compartilhar essa visão mais consolidada com os diretores das respectivas singulares dos PDEs, que aderiram às ações do Instituto recentemente.

Os PDEs também foram às Cooperativas Mirins Sagrado Coração, de Peabiru (PR), e Cooemoc, de Toledo (PR), onde conversaram com os alunos membros e conheceram a sede própria desta. Além disso, conheceram o Expresso Instituto Sicoob, tiveram um bate-papo com uma Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) de uma singular para entender as atividades, empenho, realização e parcerias com secretarias de educação, e participaram da Conferência Internacional de Inovação no Cooperativismo Financeiro, o Cri8.

Para Edjar Junior Barbosa, PDE da Central UniGoiânia, a oportunidade de participar da Jornada e visitar a Central Unicoob é muito enriquecedora por proporcionar de perto o funcionamento das Cooperativas Mirins. “É um programa que estamos iniciando agora e ver aqui como aconteceu, como se formou, a participação dos PAEs, dos diretores das singulares e o envolvimento da comunidade é algo que nos encanta muito. Vamos levar um conhecimento para começarmos os trabalhos lá também e chegar no ponto em que o Paraná, atualmente uma referência para nós, já se encontra, buscando sempre evoluirmos juntos.”

Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob Credicapital há quase oito anos, Vanessa Mota entende que o momento de intercooperação com os PDEs é muito importante, não só para quem vem conhecer a atuação, mas também para quem compartilha. “Uma oportunidade única que nos fortaleceu e nos motivou, ainda mais, a acreditar que estamos no caminho certo. Essa intercooperação é brilhante porque, além de podermos passar o que fazemos, nós aprendemos com os questionamentos que nos fazem lembrar de todo o processo que passamos para chegar onde estamos. Ficamos muito felizes e honrados por servir de exemplo para Centrais de lugares tão importantes do Brasil.”

Participantes
A Jornada PDE contou com a presença de representantes das Centrais Sicoob Rio, Sicoob Planalto Central, Sicoob Goiás Central, Sicoob Norte, Sicoob Central SC/RS, Sicoob Central NE, Sicoob SP, Sicoob Central Uni, Sicoob Cecresp, Sicoob Central ES, além de membros do Bancoob e Instituto Sicoob.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *