Três artistas criam grafite de 480 metros quadrados que dá vida ao paredão da sede da Central Ailos, em Blumenau (SC)

Pintura retrata a diversidade das pessoas que fazem o cooperativismo acontecer nas 13 cooperativas que integram o Sistema.

Um grafite feito em uma parede com 480 metros quadrados chama a atenção de quem passa pela Rua Humberto de Campos, nas proximidades da Central Ailos, em Blumenau (SC). Uma arte desenvolvida a seis mãos, foi inspirada no sentido da cooperação: as pessoas. Quiko Nuts, Pilaco e Felipe Coff foram os responsáveis por representar através do desenho todos aqueles que fazem o cooperativismo acontecer. A sede da central cooperativa está localizada na Rua General Osório, 1180, Bairro Velha.

Conforme a coordenadora de comunicação interna e endomarketing, Josiane Beatriz Gallassini, o trabalho expressa os princípios cooperativistas. “Optamos pelo grafite, pois é um movimento que se identifica com a comunidade, uma manifestação artística que, assim como o cooperativismo, surgiu de uma minoria”, explica. Outra ideia era a de valorizar os talentos locais. “Foi aí que encontramos o Quiko e lançamos o desafio de que ele não fizesse o trabalho sozinho, mas com a colaboração de outros artistas. Ficamos muito felizes com o resultado final desta ação e o entusiasmo dos profissionais”, complementou.

Segundo os artistas, sem as pessoas não há o cooperativismo. Por isso, eles escolheram três personagens para simbolizar o todo: uma senhora e dois jovens. A primeira simula a experiência, a família que é a base de tudo. Ela está no centro do desenho e possui cores alegres e vibrantes. Já a obra dos jovens remete à construção e o olhar para o futuro, demonstra o novo, onde se quer e se pode chegar. “Os personagens apresentados representam a comunidade como um todo, seus sonhos e formas de ver o mundo”, esclarece Quiko.

Sobre a Central Ailos
Constituída em setembro de 2002, a Central Ailos integra o Sistema Ailos. Através dela, acontecem a centralização e padronização de uma série de serviços administrativos e de apoio à gestão, garantindo um crescimento saudável de suas Cooperativas. O Sistema Ailos conta com mais de 820 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8,8 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,6 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *