Conheça a história do Padre Theodor Amstad e seu legado para o cooperativismo brasileiro

No Dia Internacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira RS realizou uma live abordando a história do Padre Theodor Amstad e seu legado para o cooperativismo brasileiro.

A live contou com a participação do presidente da Sicredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt, a vice-presidente da cooperativa, Heloisa Helena Lopes, e dois ex-presidentes, Mário José Konzen (atual presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis) e Márcio Port (atual vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste).

Amstad foi o fundador da Sicredi Pioneira RS e inspirou ainda a fundação de outras 36 cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. As cooperativas foram muito importantes no processo de colonização do Rio Grande do Sul pois tinham o papel de financiar a compra de áreas de terras para os imigrantes europeus que chegaram em grande número no Brasil no século XVIII e XIX. Foi ainda o criador de diversas iniciativas como escolas, asilos, hospitais, leprosário, agência de empregos (durante o período da Primeira Guerra Mundial), entre outras.

A live faz parte da iniciativa da Sicredi Pioneira de registrar em forma de vídeos aspectos da história que são contados rotineiramente para as pessoas que visitam anualmente a cooperativa.

Clique na imagem para assistir.

Conheça ainda outros conteúdos abordando esta história clicando aqui.

1 comentário

  1. É muito bom ouvir as histórias do Padre, mas melhor ainda é contar com pessoas como o Marcio, Thiago, Heloisa e o Marcio, que nos emocionam quando falam do cooperativismo com muita sabedoria e inpiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *