Sicredi e Sicoob vão operar no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste

MundoCoop: Um dia histórico para as cooperativas de crédito! Com o objetivo de ampliar a capacidade de difusão dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – principal fonte de recursos do BNB, junto às cooperativas de produtores rurais de produção – o Banco do Nordeste lançou uma parceria com duas entidades de cooperativismo de crédito, sendo o Banco Cooperativo do Brasil S/A – Bancoob e o Banco Cooperativo Sicredi S/A.

Contribuindo para o desenvolvimento do Nordeste e democratizando o crédito na região, a assinatura do convênio, que terá um repasse de R$ 100 milhões a cada entidade para operacionalização, totalizando R$ 200 milhões, representa um grande avanço para a participação ativa do cooperativismo de crédito que auxiliará na pulverização desses recursos, passando a atuar como agente operador do FNE. Segundo o presidente da OCB Nordeste, André Pacelli, “nós demos um salto grande e temos uma expectativa de que possa chegar ao nosso pequeno e médio produtor. Esperamos que tenhamos cooperativas fortes, puljantes para crescer cada vez mais no agronegócio”, reforçou.

O acordo entre o Banco do Nordeste e os sistemas cooperativos priorizará territórios do Agronordeste, plano do Governo Federal criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região, e do qual o BNB é parceiro.

Assinatura

A assinatura, que vai de encontro com algumas metas estabelecidas pelo Banco Central, foi firmada através de uma videoconferência que aconteceu no dia 16 de novembro (terça-feira), e que contou com a presença dos presidentes Romildo Rolim (BNB), Márcio Lopes de Freitas (OCB), Marco Aurélio Almada (Sicoob), João Tavares (Sicredi) e representantes da diretoria do Banco.

O cooperativismo de crédito já cumpre um importante papel no repasse dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e, apesar de algumas limitações, as cooperativas tem levado esses artifícios aos micro e pequenos empreendedores, além de produtores ruais. De acordo com a OCB, o próximo passo agora é buscar essa participação também na região norte.

MATURIDADE – “O cooperativismo de crédito tem maturidade para encarar essa parceria com a certeza de que ela resultará em muitos frutos para o país. Tenho segurança em afirmar que as cooperativas serão excelentes canais de fomento para esses recursos, o que trará grandes resultados para todos.” Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

MISSÃO – “É muito importante celebrar essa parceria com esses dois sistemas de cooperativas de crédito cumprir a nossa missão que é a de desenvolver a região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.” Presidente do BNB, Romildo Rolim.

SOLUÇÕES – “Essa parceria vai contribuir com as nossas premissas de gerar prosperidade e avanço nas regiões que precisam de um olhar diferenciado. A celebração desse convênio representa um caminho de soluções coletivas.” Presidente do Sicredi, João Tavares.

SINERGIA – “O que pretendemos é ter uma sinergia com o Banco, pois queremos construir, juntos, o desenvolvimento do Nordeste. Queremos fazer muito por essa região”. Presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada

Confira o vídeo da parceira:


Por Redação MundoCoop com informações da OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *