Aprenda a cuidar do seu dinheiro: curso on-line ajuda jovens a lidar melhor com as finanças pessoais

Aprenda a cuidar do seu dinheiro: curso on-line ajuda jovens a lidar melhor com as finanças pessoais.

Criado em 2017 pelo Sicoob, o “Se Liga Finanças” já impactou mais de 4,3 mil jovens em todo o Brasil e está com inscrições abertas para edição virtual deste ano.

Seja você jovem ou não, vai ter que se esforçar para responder a essa questão: para onde foi o seu primeiro salário? Não é fácil lembrar. Mas é fato que grande parte das pessoas que entram no mercado de trabalho se empolgam com o valor e já saem gastando tudo, seja num smartphone novo, um parcelamento de TV ou até um videogame.

Este, segundo Amanda Holanda, analista de Educação Financeira do Sicoob, é um erro clássico dos jovens. “Por não ter a experiência com o mercado de trabalho, que pode ser muito volátil, e também pela empolgação do valor a mais na conta, eles acabam não guardando nenhuma parcela do dinheiro e, quando precisam, pensam: o que eu fiz com tudo o que ganhei?”, explica.

É pensando nestas pessoas que a instituição financeira cooperativa Sicoob oferece gratuitamente o programa “Se Liga Finanças”, este ano totalmente virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Criado em 2017, o workshop já impactou mais de 4,3 mil pessoas de até 29 anos, e passou por algumas mudanças para estar disponível on-line.

Se antes as aulas eram divididas em dois dias, com 4h de duração cada, agora o “Se Liga Finanças” está em seis módulos, com 32 vídeos curtos, além de várias interações para manter o aprendizado do aluno. “Usamos o conteúdo do workshop presencial e adaptamos, com toques de gamificação em uma plataforma de curso EAD. É importante destacar que o Sicoob segue seu princípio educacional e interesse pelas comunidades em que está inserido, mesmo quando não podemos estar fisicamente juntos”, diz a especialista.

Segundo o Instituto Sicoob, responsável pelo gerenciamento do “Se Liga Finanças”, a ideia de adaptar o curso para o formato virtual também atende às necessidades do cotidiano desses jovens, que muitas vezes trabalham, estudam e ainda cuidam da casa, por exemplo. “Agora eles podem começar o curso no momento em que desejarem, assim como completar o curso no seu próprio ritmo”, destaca.

Para se inscrever, basta acessar https://online.seligafinancas.com.br/ e concluir o cadastro na plataforma. Por lá, além de voluntários que vão tirar dúvidas dos alunos, eles também podem interagir uns com os outros, aumentando ainda mais o processo de aprendizagem e compartilhando experiências.

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por mais de 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Sua rede de atendimento físico é uma das maiores no Sistema Financeiro Nacional, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

 

Compartilhe a notícia:
5k
fb-share-icon15000
20
Pin Share20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*