Bacen amplia divulgação de informações sobre operações de crédito

O Banco Central amplia de forma significativa a divulgação de informações sobre operações de crédito. Na nova página do site, Painel de Operações de Crédito – SCR.data, será possível acessar os dados do Sistema de Informações de Créditos – SCR agrupados em diferentes dimensões.

A nova página apresenta gráficos dinâmicos da evolução da carteira de crédito, da inadimplência e dos ativos problemáticos, permitindo a combinação de diferentes filtros: tipo de cliente (PF/PJ), modalidade de crédito, unidade da federação, Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE (PJ), natureza da ocupação (PF), porte/rendimento dos clientes, origem de recursos e indexador das operações.

Além desta opção no formato gráfico, o usuário pode baixar toda a base disponibilizada a partir do Portal de Dados Abertos. No portal, além das informações presentes no Painel, os dados incluem o segmento e o tipo da instituição financeira que gerou o crédito e os CNAEs são apresentados no nível mais detalhado possível. Ao total, estão sendo disponibilizadas mais de 700 mil séries mensais, compreendendo informações a partir de junho de 2012.

Essa iniciativa do Banco Central busca fornecer aos participantes de mercado, à academia, à imprensa e à sociedade em geral, informações relevantes sobre a dinâmica do crédito nas suas mais variadas dimensões e está alinhada com a Agenda BC#, em sua dimensão Transparência, e com o princípio da transparência ativa da Lei de Acesso à Informação.

Clique aqui para ver a nova página de divulgação de informações (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scrdata)

Clique aqui para visitar o portal de dados abertos (https://dadosabertos.bcb.gov.br/dataset/scr_data).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*